Oficiosamente, há muito que sabia do desejo de Fleming interpretar o mais mortífero dos papeis belcantistas: Norma. O projecto veria a luz do dia na temporada de 2010-2011, no Met, evidentemente.
Pois bem, Renée abandonou tal intuito, não sei se com se sem razão... Lá terá os seus motivos!
«‘This is just not for me. There’s a lot of other repertoire to do.’”»
Se lamento? Claro que sim!
Se tal ideia me atemorizou? Evidentemente! Pela intérprete e respectiva gloriosa carreira.
É certo que Fleming não é uma intérprete do belcanto: falta-lhe agilidade vocal e estaleca, sobretudo. Mas... so what?! Seria uma das mais líricas e puras Normas...
Pode ser que mude de ideias, ou adie o projecto, à la Gruberová, que aos sessenta e tal anos nos ofereceu uma das mais (tecnicamente) perfeitas leituras do papel titular desta ópera de Bellini.
Go for it, Renée!!!
Pois bem, Renée abandonou tal intuito, não sei se com se sem razão... Lá terá os seus motivos!
«‘This is just not for me. There’s a lot of other repertoire to do.’”»
Se lamento? Claro que sim!
Se tal ideia me atemorizou? Evidentemente! Pela intérprete e respectiva gloriosa carreira.
É certo que Fleming não é uma intérprete do belcanto: falta-lhe agilidade vocal e estaleca, sobretudo. Mas... so what?! Seria uma das mais líricas e puras Normas...
Pode ser que mude de ideias, ou adie o projecto, à la Gruberová, que aos sessenta e tal anos nos ofereceu uma das mais (tecnicamente) perfeitas leituras do papel titular desta ópera de Bellini.
Go for it, Renée!!!
3 comentários:
Ó diabo, esta cara bonita já está a acusar a idade !
Raul
É verdade Raul, já acusa a idade. A Fleming é realmente muito bonita mas acima de tudo é especialmente fotogénica. Pena também as capaz dos disco "demasiado produzidas"... a última é especialmente atroz!
Tenho pena que a Fleming não experimente a Norma, acho que mal não lhe fazia nenhum, tem a beleza vocal, a técnica, a potência e a agilidade... a Armida do Rossini não lhe saiu mal.... um pouco plácida mas vocalmente é muitissimo boa. A Fleming quando se esforça, como na Rusalka, a Manon ou a D. Ana é uma cantora interessante, infelizmente em recital acompanhada por um maestro indulgente é uma chata!
J. Ildefonso.
Eu acho que a Fleming devia experimentar a Norma. Nunca será a Norma total (Callas, Caballe), mas pode contribuir para mais uma leitura, o que para mim é sempre gratificante, pois embora já saiba de antemão que ela não tem perfil vocal, pode quebrar monotonias de ouvir sempre a mesma interpretação. Claro que isto é válido porque a voz é excepcional, a intérprete é grande e honestíssima e, se a Sutherland, a Gruberova e a Anderson o fizeram, por que não ela ?
Raul
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