quarta-feira, 31 de março de 2010

Últimas aquisições...

Numa loja chic da capital - onde a burguesia se abastece, sendo (não raras vezes) literalmente comida - dei de caras com estes três artigos a preços incrivelmente baixos. Nem hesitei!

Como havia dito, a colecção que inclui estes títulos é um engodo. Porém, desta feita, quem não caiu no engodo foi este vosso escriba, pois os preços propostos reflectem um louvável engano, a favor do avisado comprador - burguês apenas em espírito, por ora...

Saiba o paciente leitor que os artigos em questão rondavam os €15,40 (no caso dos duplos) e €17,50 (no caso do triplo).

Por estas bandas, como se vê, há vida e alegria para além do défice ;-)

19 comentários:

  1. Mr. LG, el Mister31 março, 2010 23:51

    Só para dizer que, não conto na minha Discoteca nem esse WERTHER, nem esse OTELLO. Portanto não posso apresentar um meu modesto julgamento, minimamente fidedigno e imparcial sobre estas gravações. Mas sei que o pêndulo pende mais para o lado do Werther/Kraus/Troyanos do que para o Otello/Freni/Vickers/Karajan II.
    Agora… quanto ao LOHENGRIN/KEMPE/62/EMI, este eu considero-o IMBATÍVEL e o Lohengrin para ser levado para a ilha deserta, como se costuma dizer na gíria do discófilo.
    Ando presentemente às voltas Com o LOHENGRIN de Sir GEORG SOLTI/DOMINGO/NORMAN/NIMSGERN/RANDOVA/SOTIN/Wiener Phil. And Chorus Decca 1986 e , embora esta versão não desmereça, continuo a achar a de Rudolf Kempe bem melhor: Cast, Maestro, Orquestra e Coro (que, por acaso, são também os mesmos da versão SOLTI) no Top of the List, Head of the heap, King of the hill… :-D ;-))
    LG

    P.S. Um toque mais informal e bem humorado,
    NO ARM INTENDED, attention (!!) :
    A nossa preocupação em relação aos preços recentemente é tanta, que até o nosso Dissoluto se vê contagiado por ela e… só lhe falta entrar na Publicidade dos Hipermercados da Cultura. Parece que já estou a vê-lo juntamente com a Leopoldina pelo braço… “Benvindo ao mundo encantado dos Cds e DVDs…
    Preços baixos? Só no…
    Como se chama o sítio onde comprou essas pérolas?...
    Vá lá, diga lá…
    ;-))) :-D :-D
    All the Best.

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  2. LG,

    Experimente o LOHENGRIN do Abbado, que foi o meu primeiro :) É deslumbrante, com a extraordinária Elsa da MINHA Studer!!!

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  3. LG,

    NÃO REVELO O NOME DA LOJA... só a pagantes ;-)

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  4. Caro João,

    folgo que tenha mencionado essa gravação do Lohengrin que, igualmente, muito aprecio.

    Já que menciona a Elsa da Studer, permita-me invocar a Elisabeth da mesma, num outro registo DG dirigido, desta feita, por Sinopoli e que conta com uma engenharia de som esplendorosa.

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  5. Como ainda recentemente disse, este Lohengrin é um tesouro por tudo e ainda pelo Kempe, pelo grão na voz da Grummer e por aquele par tenebroso interpretado pelo Diskau / Ludwig, cujo dueto no início do Segundo Acto, volto a repetir, é um dos momentos mais altos de toda a discografia de todos os tempos. Não imagino uma cedoteca wagneriana sem este Lohengrin. Igualmente se passa com os Mestres Cantores do mesmo Kempe.
    Outro bom Lohengrin que possuo é
    Jochum: Windgassen, Nilsson, Uhde, Varnay, Adam, Fischer-Diskau (1954), de elenco wagneriano superlativo, com uma Nilsson no início da sua única carreira, um confronto, emocionalmente diferente, com a Varnay antes das Elektras e também jovem Diskau no Arauto.
    Possuo também uma representação (1985) do Met que só vale pela Ryzanek aos 59 anos compondo cenicamente, e ainda vocalmente muito bem, o melhor que se pode pedir da diabólica Ortruda.
    A versão dvd do Scala (1990)
    Abbado: Domingo, Studer, Welker, Vejzovic, Tichy vale ser vista, embora a Vejzovic, que vi em Lisboa na Kundry, desiluda, mas o barítono, que conhecia mal, é excelente. O resto do elenco, em especial a Studer, é aquilo que esperaríamos dele.
    Raul

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  6. Hugo,

    POR FAVOR, A REFERÊNCIA DESSE REGISTO STUDER/SINOPOLI!!!

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  7. Raul,

    Tantas vezes ouvi a sua referência à dupla Dieskau/Ludwig que adquiri este Lohengrin :)

    O maior responsável por este investimento é o meu caro amigo ;-)

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  8. João,

    aqui tem:

    TANNHAUSER: Plácido Domingo, Cheryl Studer, Agnes Baltsa, Andreas Schmidt, Matti Salminen; Coro da Royal Opera House, Covent Garden; Orquestra Filarmonia; Dir. Giuseppe Sinopoli. DG 427 625-2. Gravação efectuada em Londres, em 1988.

    Raul,

    acompanho-no na referência ao Lohengrin de Bayreuth dirigido por Jochum, pelo elenco reunido naquele (1954) exacto ponto da carreira de cada um. Um dos motivos que me levou a adquiri-lo.

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  9. Hugo,

    Tenho esse Tannhäuser! Pensei que falava de um Lohengrin alternativo ao de Abbado (DG) ;-)

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  10. Mr. LG, el Mister01 abril, 2010 21:17

    Caro Dissoluto,
    vamos fazer um despique das nossas Divas de eleição dos tempos do nosso antanho, quando a j´bentude ainda era j´bentude e tínhamos mais cabelo sobre as nossas cabeças :-D :-D
    La MARTON e La STUDER nos inícios de 90 eram imbatíveis! Vamos deixar de lado as questões intrínsecas às suas vozes: Timbre, Médios, Agudos, Volume, etc… e concentrarmo-nos naquilo que elas nos deixaram, mais ou menos, juntas:
    - ELEKTRA, RICHARD STRAUSS:
    ABBADO, GRUNDHEBER, FASSBAENDER, KING, WIENER STAATS 1989 DVD Arthaus. Quase (!) ao lado do DVD de referência, que já sabemos que é BOEHM na DG.
    Registo para a EMI datado de 1990: WEIKL/WINKLER/BAYERISCHEN RUNDFUNKS/SAWALLISCH. Para mim, importantíssimo. E acompanhando-as a ambas, acrescenta-se mais uma Sra. e… ERA O TRIO MARAVILHA DOS NINETIES: Mariana Lipovsek.
    Esta gravação e o DVD Decca que se segue marcaram-me muito, e é aqui que me entra no afectivo a sua Studer:
    - DIE FRAU OHNE SCHATTEN, também de Herr Richard. SOLTI/WIENER PHIL/SALZBURG FESTIVAL1992, O TRIO MARAVILHA + HALE/MOSER … e por lá andava um jovenzito de nome BRYN TERFEL. Indispensável!!
    Quanto à SALOME, o caso dividiu-se e venceu a minha favorita: LA MARTON. MARTON/MEHTA/BERLINER PHIL./SONY foi favorecida; a da sua STUDER, com RYSANEK/TERFEL/HIESTERMANN/DEUTSCHEN OPER/SINOPOLI DG ficou pelo caminho. Apesar de grande admirador de Giuseppe Sinopoli (um dia, um post. Que tal, Dissoluto?... :-) ), nunca a adquiri.
    Também anda pela minha Discoteca a MISSA SOLEMNIS, Beethoven, com a Sra. Studer em questão, DOMINGO/NORMAN/MOLL/LEVINE/WIENER PHIL. Salzburg Festival91 DG. Nunca mais lá voltei… :-?
    Preferi a SEMIRAMIDE de Rossini com STUDER/LARMORE/RAMEY/LOPARDO/LONDON SYMPH./MARIN/DG à tradicional referência Decca Bonynge/Sutherland/Horne/Malas. Conservo muito boas recordações da audição deste Cd. Mais uma vez, nunca mais lá voltei… :-?
    O OSCAR da Discografia da Studer permanece, para mim claro: VIER LETZTE LIEDER, WESENDONCK LIEDER, ISOLDES LIEBESTOD/STAATSKAPELLE DRESDEN/SINOPOLI/DG. Imperdível!
    … e o registo em Vídeo de uma AIDA no COVENT GARDEN/DOWNES/O´NEILL/D´INTINO/AGACHE/ LLOYD veio deitar tudo por terra à Sra. Studer. É ver e ouvir porquê :-( …
    Agora… se eu botasse a mão na WALKURE HAITINK/MARTON e STUDER (claro! :-) ) /GOLDBERG/MORRIS/MEIER/SALMINEN, na primeiríssima Edição em CD EMI, de 87 ou 88… ai, podem crer, que não queria saber do estado dos meus fundos financeiros. Era comprar, logo! Chiasse o que a carteira chiasse!... :-D :-D … Que saudades dos meus Eighties :_)
    LG

    P.S. há um outro LOHENGRIN DG com: JANOWITZ/JONES/KING/STEWART/RIDDERBUSCH/ BAYERISCHEN RUNDFUNKS/KUBELIK. Tenho uma certa curiosidade por esta Gravação que nunca escutei e é um vai e vem no Catálogo da DG: tanto aparece, como desaparece. Alguém, por curiosidade já ouviu esta versão e pode-nos elucidar em alguma coisa?... Anyone…?...

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  11. Amigo Dissoluto,
    Todos os bons investimentos que fiz na minha vida foram por aconselhamento de amigos. Quando se dispuser a um bom Mestre Cantores aposte igualmente no Kempe: Frantz, Grummer,Schock, Kusche, Neidlinger, Hoffgen, Unger (EMI, 4cd, 1958).
    RAUL

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  12. Caro Raul,

    Mestres Cantores... não há como Solti (II), com Van Dam!!!

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  13. vou aproveitar,bons preços,já liguei o GPS :))

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  14. sei de um sitio onde se compra o Massenet igualzinho a esse a 14,39 ouros :)) oh yes
    para poupar é com os do norte :)))

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  15. Jose Van Dam é um cantor fabuloso. Não conheço a versão de que fala, mas já ouviu esta? Ferdinad Frantz era no seu tempo o melhor Wotam depois do Hotter e um wagneriano de primeira água. Não é por acaso que é o Wotam da Valquíria do Furtwangler e era o mais famoso Hans Sachs do seu tempo. Não estou sozinho em considerar esta versão a versão de referência, mas o João lá sabe.
    Raul

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  16. Caro Raul,

    a elaborar uma lista com os registos discográficos preferenciais no que aos Meistersinger concerne, gostaria de salientar a justeza da sua invocação da versão Kempe, que me parece não ser suficientemente referenciada, e acrescentar a sugestão do nosso Dissoluto a Karajan (EMI) e Kubelik (Arts).

    No que respeita ao Sachs de Ferdinand Frantz, não obstante encontrar-se no topo da lista, à época a que a gravação com o mesmo se reporta, pontificava ainda aquele que considero o melhor intérprete da discografia: Paul Schoffler. De entre algumas gravações ao vivo dos Meistersinger que possuo com este último, realço a dirigida por Fritz Reiner na Ópera de Viena em 1955 e que conta ainda com Gottlob Frick, Hans Beirer, Irmgard Seefried, Erick Kunz e Eberhard Wachter.

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  17. Caro Hugo,
    Nunca ouvi essa gravação, mas tudo indica que seja superlativa. Viena e Reiner não podiam ser melhores escolhas. Sim, de facto, Paul Schoffler foi um grande Hans Sachs e, voltando ao elenco, a presença da excepcional Irmgard Seefried, cantora que eu adoro, é a garantia da perfeita Eva. Gottlob Frick, também o Pogner de Kempe, nem vale elogiar de tão grande, e Erick Kunz, certamente no Beckmesser saberá levar o ridículo da personagem -- o tal crítico de Wagner,grande vingança -- ao seu máximo.
    Relativamente a Karajan, eu acho que Os Mestres Cantores é a ópera wagneriana que melhor se "adapta " às características do grande maestro. Eu já muito e muito tempo tive a versão em LP, mas acredita que não me lembra nenhum intérprete! Lembro-me que foi o meu cartão de entrada nesta ópera e na altura gostei muito depois de ouvir muitas vezes. Hoje em dia, claro que continuo a gostar, mas necessita de "preparação" para tão longo discurso musical. Dietrich Fischer-Dieskau numa entrevista num dvd que possuo dele, afirma que Os Mestres Cantores são a melhor ópera de Wagner. Desta não estava à espera.
    RAUL

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  18. Mr. LG, el Mister03 abril, 2010 00:44

    Caro Dissoluto,
    Aproveitando esta maré de descanso pascal estou a (tentar) pôr fim ao périplo que iniciei aqui há uns meses atrás: WAGNER/SOLTI. Estou a findar o seu LOHENGRIN de 85/86 e vou-me lançar a esse mesmo MEISTERSINGER II de 95/97 que você já tão bem referiu como uma boa versão e que eu irei no mais breve possível (r)escutá-lo, mantendo boas recordações da minha primeira audição desta versão, quando ela me foi facultada em CD emprestado. O que aqui tenho já é mesmo meu e veremos, com a distância de quase 10 anos, se as suas virtudes não esmoreceram.
    Atenção que a primeira versão SOLTI nunca a escutei, mas conta com um Sachs de eleição ao tempo: Norman Bailey, barítono inglês, que fez gloriosa carreira nos anos 60, 70 e até 80s,de voz grande, cheia, redonda e com as cores e peso escuro necessários a Wotan e a Sachs. Mais um para a lista dos grandes Sachs já aqui referidos.
    Pois então, José Van Dam defende bem o papel de Sachs, confere-lhe a gravidade e a dignidade requeridas, mas segundo me recordo, a sua voz, para este papel, soava um bocado LIGHT… sem aquele peso escuro que lhe dá maturidade a 100%, influência, seriedade, solenidade… como lhe hei-de explicar?... :-/
    ´tá bem, lá está a luminosa Mattila… :-)
    Mas atenção que a versão de referência está, segundo a minha opinião, em KARAJAN 70/71 EMI. Nunca este mastodonte wagneriano se ouviu naquilo que ele realmente é: uma COMÉDIA. …Tão leve, tão escorreito, quase toca na Opereta. :-)
    Desta sim, eu mantenho como a melhor audição do Meistersinger que já ouvi em toda a minha vida… e olhe que quando vou reiniciar um Meistersinger tenho que ganhar fôlego, porque a “coisa” é muito extensa e demorada. ;-))
    Vá por mim, melhor MEISTERSINGER: Dresden Staatskapelle,
    Adam, Evans, Donath, Schreier, Kollo, Ridderbusch, Hesse
    ;Herbert von Karajan EMI 70/71, Great Recordings of the Century.

    caro portasabertascadeirasaosoco,
    …ONDE, ONDE??... :-)) É JÁ A SEGUIR!! … ;-D
    LG

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  19. um Don Giovanni triplo,o do Giulini a 21,99 ouritos,também não está mal :)) vai ser agora que descubro o tal.

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