Augusto M. Seabra, no site da Fundação Calouste Gulbenkian, faz uma revisão das suas Elektra (R. Strauss) disponíveis no mercado, tanto em cd, como em dvd.
Eis a minha lista de Elektra indispensáveis, por ordem de aquisição (sem outro critério):
(DG - Sinopoli, DECCA - Solti, EMI - Sawallisch)
(DG - Böhm, Arthaus dvd - Abbado, GALA / KOCH - Kraus)
(DG dvd - Böhm, DG dvd - Levine, TELDEC - Barenboim)
Caso o leitor pretenda uma amostra mais restrita – para uma ilha deserta ou similar -, recomendo Sinopoli (pela clareza da leitura), Solti (pela densidade orquestral e pela protagonista do século, Nilsson) e Böhm (dvd, por tudo, tudo, tudo: protagonistas, orquestra, direcção e encenação). A talho de foice, diga-se que as interpretações de Sawallisch e Abbado (dvd) dispõem da Crisótemis absoluta, Cheryl Studer.
Resumindo e baralhando, Böhm eternizou Elektra (num mix áudio - vídeo, como aqui tive ocasião de referir):
(DG 073 4095)
A escolha não é assim tão difícil, caro leitor! Faça como eu: coleccione-as todas ;-)
Eis a minha lista de Elektra indispensáveis, por ordem de aquisição (sem outro critério):
(DG - Sinopoli, DECCA - Solti, EMI - Sawallisch)
(DG - Böhm, Arthaus dvd - Abbado, GALA / KOCH - Kraus)
(DG dvd - Böhm, DG dvd - Levine, TELDEC - Barenboim)
Caso o leitor pretenda uma amostra mais restrita – para uma ilha deserta ou similar -, recomendo Sinopoli (pela clareza da leitura), Solti (pela densidade orquestral e pela protagonista do século, Nilsson) e Böhm (dvd, por tudo, tudo, tudo: protagonistas, orquestra, direcção e encenação). A talho de foice, diga-se que as interpretações de Sawallisch e Abbado (dvd) dispõem da Crisótemis absoluta, Cheryl Studer.
Resumindo e baralhando, Böhm eternizou Elektra (num mix áudio - vídeo, como aqui tive ocasião de referir):
(DG 073 4095)
A escolha não é assim tão difícil, caro leitor! Faça como eu: coleccione-as todas ;-)
EM CD TENHO AS DE Sinopoli E Sawallisch E EM VIDEO E DVD TENHO AS DE Abbado E Böhm. ACHO MUITO DIFICIL ESCOLHER UMA.O CERTO É QUE NINGUÉM SAI INCÓLUME DEPOIS DE OUVI-LAS.
ResponderEliminarEWALDO
Eu estudei bastante em termos literários o mito dos Atridas e o papel desta personagem, tendo no último ano do meu curso feito para o semestre de Tragédia Grega um estudo mais profundo da Electra de Sófocles, fonte do libreto de Hugo von Hofmannsthal. Enfim "familiarizei-me" com a filha mais velha de Clitemnestra. Quando vi a Elektra pela primeira vez em 1977 (Danila Mastilovic, Regine Resnik, Teresa Kubiak, Franz Ferdinand Neutwig) no São Carlos foi "um choque", pela positiva: sensorialmente entendia o mundo da Tragédia Grega. Mais tarde em 86, visitando a Grécia, fui "religiosamente" a Micenas, sempre pensando em Agamemnon, o ausente sempre presente, clitemnestra, Elektra, Orestes e Crisotemis. Depois vieram as gravações. Sobre estas queria, se me permitem, dar a minha opinião.
ResponderEliminarDos DVDs expostos neste blogue o pior é versão Sawallisch, onde a uma fantástica Studer se opoem uma Fassebinder muito limitada e a Marton vocalmente com a voz em cacos. A versão do Met com a Nillson é "obrigatória", pois a maior Elektra de sempre tem uma presença de palco esmagadora, embora ainda em forma mas já não é a voz da versão do Solti. A presença da Rysanek é fabulosa o final de ópera, Deus meu, que maravilha!
Nos CDs é lógico que a referência absoluta é a versão Solti, uma entre as grandes gravações do século. Agora - e talvez seja o real motivo deste meu comentário -há uma gravação que "esmaga": a versão do excepcional maestro Dimitri Mitropoulus com a Elektra mais obsecada que conheço, a especialista no papel Inge Borkh, acompanhada de um grande elenco de que se destaca a bela LIsa della Cazza. Ouçam os acordes iniciais, sem paralelo noutra versão, e a "viagem" começa. Este CD faz parte daqueles que levo para a ilha deserta.
Para terminar, confesso que não sou um incondicional da Varnay-Elektra da versão Karajan e o dvd da Ryzanek deve estar em qualquer estante de um straussiano.
Eu tenho pena que a gravação do Sawallisch tenha uma Elektra como a Marton que, apesar da voz, é parca em nuances dramáticas e adopta sempre o mesmo volume sonoro. É pena porque tudo o resto na gravação é absolutamente recomendável. O CD Nilsson/Resnik/Collier é a referência, embora o ideal incluiria a Crisotemis da Rysanek. O DVD com a Elektra desta última é o registo video a ter. A versão do MET tem algumas deficiências técnicas que a impedem de ser usufruida nas melhores condições. A Nilsson, mesmo longe da melhor forma, é um verdadeiro pilar no que à história da interpretação straussiana diz respeito. Só por isso já vale a pena. Quanto a registos ao vivo, recomendo os seguintes:
ResponderEliminarWellitsch/MET 1949
Varnay/MET 1952
Borkh/Viena 1957
Borkh/Nova Iorque 1958
Nilsson/Viena 1965
Nilsson/MET 1966
Nilsson/RAI Roma 1971
A propósito, também possuo a Elektra da Danica Mastilovic (Gwynn Cornell, Eva Marton/MET 1978).
Hugo,
ResponderEliminarSó duas questões:
Na versão do MET 49 penso que a Wellitsch será a Crisotemis e não a Electra. Terei razão?
Quando refere a versão Sawallisch está a referir-se ao CD e não ao DVD. Estou certo?
Caro Raúl
ResponderEliminarQue eu saiba Sawallisch ainda NÂO nos deu uma ELEKTRA em dvd. Por isso o Sr. Hugo está a referir-se ao dvd de Bohm/ Rysanek... assim me dá a sensação...
Segundo me diz a Net a versão de concerto de New York1949 com a Varnay e Mitropoulos a dirigir, não tem Welitsch, mas sim Irene Jessner como Crisótemis.
Dou toda a razão ao nosso caro Dissoluto Punito pelas escolhas acertadas que fez quanto à discografia da ELEKTRA; que só não possuo a versão Kraus53 e a oficial de Barenboim (embora já a tenha escutado)e desejo muito ter a de Borkh/Mitropoulos Salzbourg58 com Della Casa. Mas os discos ORFEO têm, infelizmente, preços proibitivos... :-/ :-@
Uma cá das minhas sugestões, se me permitem uma certa crueza e humor... NEGRO!! : Querem morrer de ataque cardíaco em pleno ORGASMO MUSICAL?? :-D :-D
Ouçam de seguida o IIIº Acto de DIE WALKURE-KARAJAN-VARNAY ,RYSANEK-EMI GREAT RECORDINGS e o dvd ELEKTRA-BOHM-DG com as mesmas pretéritas senhoras; E depois do adeus de Sieglinde à Brunnhilde de Varnay em Bayreuth51 e do GRITO: "FREUN!!!..." VOMITADO!! por Rysanek à cara de Varnay ATIREM OS VOSSOS PUFS PELA JANELA FORA PARTINDO-A!!! PEGUEM NUMA CAÇADEIRA E ATIREM TIROS PRÓ AR!!! NUM MARTELO PNEUMÁTICO E DESFAÇAM A PAREDE DA VOSSA SALA!!! Vão ver o que é um ORGASMO MUSICAL!!
Brutal, man... UFF!!... RADICAL!! ;-))) ;-D
Sorry folks, that´s the way I feel...
All The Best...
Boa ELEKTRA na Gulbenkian, cá tou à Espera!... ;-)
Raul, obrigado por me ter chamado a atenção pois acabei por fazer uma tremenda confusão. Associei a Ljuba Wellitsch à Elektra quando o deveria ter feito à Salome, logo, o registo que referi é desta última ópera. A versão dirigida pelo Sawallisch a que me refiro é em CD e não o DVD. Peço perdão por este "senior moment".
ResponderEliminarDurante a Electra na FCG um passarão falou-me deste espaço. Aproveitei a noite para o ler ao som da minha Electra da Ilha Secreta Borkh/Mitropoulus/Viena 1957, diverti-me imenso, concordei, discordei, ri, sorri e gritei.
ResponderEliminarParabéns ao anfitrião e colaboradores permanentes, agradeço-lhes as magnificas horas que passei na vossa companhia.
Miguel Maldonado
Miguel,
ResponderEliminarSó esparamos que continue a vir cá mais vezes ;-)))
Os contributos são do melhor que há neste espaço!
Um abraço,
JGA
Hugo,
ResponderEliminarTambém eu me enganei. Quando queria referir uma Elektra em DVD pelo Sawalisch e que eu não fiz boas referências^à Marton e à Fassebinder, o maestro era o Abbado.
Conheço a gravação da referida Valquiria do Karajan e posso atestar a superlativa qualidade.
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