(CLASSIC D'OR ALFREDO KRAUS - ROYAL CONCERTS III - Teatro Real - Madrid 1984
Massenet, Paisiello, Gounod, Donizetti, Rossini, Chopin, Verdi, Barrera y Calleja, Roig e Quintero)
Um Kraus igual a si próprio: eterno, estilisticamente irrepreensível, de uma elegância aristocrática e senhor de uma técnica quase infalível – agudo certeiro e firme, de uma ousadia impressionante.
O problema é o reverso da medalha… a pose, o cabelo armado, a postura rígida, o francês de pacotilha e a vacuidade da interpretação (pela obsessão técnica).
Ainda assim, o crepúsculo só se anuncia pelo semblante carregado.
Neste registo, tudo o mais – além da grande Senhor – é datado e cheira a bafio, a começar pelo horrendo revestimento do palco do Teatro Real.
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(3,5/5)
Vale pelo registo para a posteridade.
ResponderEliminarApesar de ser um intérprete de excepção, não há muitas gravações video de Kraus, e algumas que existem têm uma qualidade quase deplorável, pelo que se saúda este dvd.
Kraus merecia mais.
E a propósito, será que S.Carlos não terá qualquer registo da Traviata com a Callas?
Tenho a sorte de possuir a gravação áudio, editada pelo teatro há uns anos, sublime, acrescente-se, mas em video?
João, estamos em 1984 e o seu olhar não pode ser de 2008. Eu acho que tem de ser um pouco mais condescendente.
ResponderEliminarEu vi o Kraus no des Grieux, Werther, Fausto, Ricardo dos Puritanos, Ernesto e duas vezes no Duque de Mântua e no Edgardo. Sempre sublime.
Um abraço
Raul
Viva Barack Obama !
ResponderEliminarCaro Raul,
ResponderEliminaro papel do I Puritani a que se refere na voz do Kraus será certamento o de Arturo e não de Riccardo (esse é para barítono).
Um abraço
O MUNDO HOJE TORNOU-SE UM LUGAR MAIS APETECÍVEL!
ResponderEliminarOU PELO MENOS OBAMA PERMITE-NOS ESSE SONHO :-)
O MUNDO HOJE TORNOU-SE UM LUGAR MAIS APETECÍVEL!
ResponderEliminarOU PELO MENOS OBAMA PERMITE-NOS ESSE SONHO :-)
Teresa
Tem razão Ricardo. Que estupidez! E você foi o "culpado", porque associei o que me disse acerca do nome, passei pelo tenor do Baile e também pela sua voz de tenor. Tudo nesta salada. Claro que é o Arturo.
ResponderEliminarRaul,
ResponderEliminarchame-me do quiser, menos de tenor... ;)
Sou barítono...
Alguém vai à Gulbenkian no dia 10?
ResponderEliminarJ. Ildefonso.
Ricardo,
ResponderEliminarOnde terei ido buscar que era tenor?
Ainda bem. Vou-lhe pôr por ordem o meu gosto pelas vozes.
Gosto muito mais de voz de mulher do que de homem, é mais artificial, mais ópera e nada me dá maior gosto do que ouvir um soprano dramático, depois um lírico-dramático, um mezzo até esgotar as vozes de mulher. Os homens vem depois e em primeiro um barítono, depois um baixo e finalmente um tenor. Não gosto nada de contratenores.
nao poderia estar mais de acordo com o Jose Quintela.Já era tempo de haver uma gravaçao em video. Segundo li uma vez algures, existe uma versao audio com maior qualidade do que aquela que circula comercialmente mas como nao tenho a certeza nao vou afirmar nada. DO Kraus apenas o ouvi na Traviata e n'Os pescadores de perolas.
ResponderEliminarExcelente recital do baixo7baritono Ildar Abdrazakov de canções de Rackmaninov, Mussorgsky e Tchaicovsky. Infelizmente a sala estava praticamente vazia.... o público lisboeta só se mobiliza para ver cantoras com vestidos de alta-costura!
ResponderEliminarJ. Ildefonso.
Foi, na verdade, um excelente recital, perante um auditório "às moscas"...
ResponderEliminarMas os que lá estavam souberam apreciar.
Pena só um "encore".
Excelente cantor mas pouco ou nada simpático.
Será a crise que também chegou à FCG? Oxalá esteja enganado.
Realmente não foi dos mais simpáticos.... estaria aborrecido por a sala estar quase vazia? É provavel!
ResponderEliminarJ. Ildefonso.
O João Ildefonso acha que um reportório de canção russa, por um baixo, que afinal é excelente, mas que não é famoso, é suficiente para encher uma sala de concertos fora do mundo eslavo?
ResponderEliminarAcho. Sem dúvida nehuma.
ResponderEliminarO reportório de canção russa é muitissimo interessante e o programa em questão inclui muitas canções que são obras primas absolutas mesmo num contexto global.
As boas vozes de baixo, ou baixo-baritono, são raras, o interprete é jovem, canta o seu reporotio de eleição sendo russo e se não é globalmente famoso é já mais do que uma promessa tendo cantado no Scalla, Met, etc.
Tudo somado pareçe-me que deveria despertar a curiosidade dum público culto, atento e criterioso.... por isso o resultado final é o esperado e coerente com a nossa realidade nacional!
P.S.- Um grande abraço, não o escurava há já muito tempo!
J. Ildefonso.
Como é que me pode escutar se este blogue gosta tanto do Kraus que nos "obriga" a ver a sua imagem sempre que o abrimos.
ResponderEliminarAbdrazakov estará no festival de Salzburgo em 2009 com "Moise et Pharaoh" de Rossini.
ResponderEliminarQuando voltar a Portugal, o auditório da Gulbenkian estará mais composto, mesmo cantando canções eslavas...
O "escutar" é figura de estilo:-)))
ResponderEliminarNão penso que o auditório da Gulbenkien possa estar mais composto, pois quem anda em cima do assunto, programa do Festival de Salzburgo, é aquele que já vai ver um programa de canções eslavas.
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