O meu amor e fascínio por Cossotto é mundialmente conhecido! Em Verdi, não há rival - nem Simionato, nem Barbieri, nem Gorr, nem Verrett, nem Borodina, muito menos Obtaztsova! Ailleurs, talvez Ludwig, sobretudo no terreno do Lied.
É uma questão puramente passional, que se explica - também - por uma mestria interpretativa...
Por artes do Demo, tomei conhecimento destas pérolas, indisponíveis em formato convencional... i.e., apenas se encontram à venda em formato virtual (iTunes, entre outras).
Sinto-me compelido a pecar, mesmo que seja apenas virtualmente...
Senhor, tende piedade de mim...
A Cossoto foi o maior mezzo de ópera italiana do seu tempo e dos melhores do século vinte. Com um timbre de uma beleza espectacular era um som de um violoncelo. O seu reportório não foi, no entanro vasto, cingindo-se, e estou a falar de grandes papéis, a Verdi, Adalgisa e Santuzza. Como a Tebaldi, penso que só cantou em italiano e, por brincadeira, talvez em espanhol, mas não sei.
ResponderEliminarO melhor mezzo do século XX foi Christa Ludwig. Penso que ninguém tem dúvidas. De uma versatilidade sem rival (Wagner, Mozart, R. Strauss, ópera italiana e francesa, lied...)em todos marcou pontos.
Vi em palco a Cossoto, na Adalgisa, Azucena (3), Amneris (2), Santuzza, Giovanna Seymour e no Requiem de Verdi. Tenho o autógrafo dela numa bele fotografia da Amneris.
Sou igualmente um admirador incondicional da Cossoto, como o sou da Crespin, do Corelli ou do Taddei.
HÁ muitos anos, talvez uns quarenta, lembro-me de haver um LP com árias da Cossoto e numa delas estava a ária de Neris -- gravou a ópera completa com G. Jones -- e pergunto se nenhum destes será o correspondente a esse LP.
Eu tenho o primeiro, "The Art of Fiorenza Cossotto", em cd.
ResponderEliminarE julgo que o comprei em Londres.
Existe, portanto.
Caro Raul,
ResponderEliminarCossotto cantou, igualmente, a Dalila na língua original, bem como em italiano. Possuo uma gravação de uma edição em francês captada ao vivo no MET, no ano de 1977, e que conta ainda com o Sansão de Guy Chauvet, papel que o tenor gaulês havia interpretado em São Carlos cerca de dois anos antes.
Tenho esse album, caro Raul, e curiosamente autografado pela própria.
ResponderEliminarA aria de Neris é a 3ª do lado B.
José,
ResponderEliminarObrigado! Por ora, fico-me pela descarga via iTunes. Quando der, comprarei o original :)
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ResponderEliminarLia, vá ao iTunes! Estão lá ambos os cd's! ;-)
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