É natural que a grande cantora Renne Fleming não possa ser uma intérprete adequada à Armida. Falta-lhe uma paleta vasta de cores que encontramos acima de tudo na Callas e também na grande Cristina Deutekom, a Armida da minha cedoteca, e igualmente na fabulosa interpretação da ária principal por Joyce Didonato e na igualmente grande interpretação da mesma ária por Montserrat Caballé.
Acho que há também uma gravação com a Scotto mas eu não conheço. A gravação da Caballé também conta da minha discoteca e é um encanto. Tenho a gravação com a Gasdia e o Merrit mas não é tão feliz como a gravação da Ermione que reune basicamente o mesmo elenco. A Fleming em inicio de carreira saiu-se muito bem na Armida cantada e gravada ao vivo em Pesaro no entanto pelo que me é dado a ver on-line está agora muito indulgente e "amanaeirada" para o meu gosto.
João Ildefonso. Essa gravação que estás a falar da Cecilia Gasdia e do Merrit não é da Armida mas da Zelmira, gravação que eu possuo. Não me consta que alguma vez ambos tenham gravado a Armida de Rossini. Aliás, em estúdio nem sei se existe alguma.
Sim Raul que eu conheça é a única gravação em estúdio. Existe uma gravação da Sony dos anos 80 ao vivo em Pesaro com a jovem Fleming que se sai muito bem. É musical, precisa, e exibe um timbre muito belo.... infelizmente também é, cito um amigo "insípida, incolor, inodora".
Parece que a Fleming está bastante mais a vontade na transmissão em directo da armida de hoje do que nessa gravação que apresentaste neste post. Eu pelo menos noto uma maior cadencia das notas e celeridade na coloratura.
É natural que a grande cantora Renne Fleming não possa ser uma intérprete adequada à Armida. Falta-lhe uma paleta vasta de cores que encontramos acima de tudo na Callas e também na grande Cristina Deutekom, a Armida da minha cedoteca, e igualmente na fabulosa interpretação da ária principal por Joyce Didonato e na igualmente grande interpretação da mesma ária por Montserrat Caballé.
ResponderEliminarRaul
ResponderEliminarAcho que há também uma gravação com a Scotto mas eu não conheço. A gravação da Caballé também conta da minha discoteca e é um encanto. Tenho a gravação com a Gasdia e o Merrit mas não é tão feliz como a gravação da Ermione que reune basicamente o mesmo elenco.
A Fleming em inicio de carreira saiu-se muito bem na Armida cantada e gravada ao vivo em Pesaro no entanto pelo que me é dado a ver on-line está agora muito indulgente e "amanaeirada" para o meu gosto.
João Ildefonso.
ResponderEliminarEssa gravação que estás a falar da Cecilia Gasdia e do Merrit não é da Armida mas da Zelmira, gravação que eu possuo. Não me consta que alguma vez ambos tenham gravado a Armida de Rossini. Aliás, em estúdio nem sei se existe alguma.
Existe sim Raul, exactamente com o Merrit e a Gasdia, Tenho la´ em casa.
ResponderEliminarDesculpa, tens toda a razão. Ignorava essa gravação e, sendo assim, presumo que seja a única gravada em estúdio.
ResponderEliminarSim Raul que eu conheça é a única gravação em estúdio. Existe uma gravação da Sony dos anos 80 ao vivo em Pesaro com a jovem Fleming que se sai muito bem. É musical, precisa, e exibe um timbre muito belo.... infelizmente também é, cito um amigo "insípida, incolor, inodora".
ResponderEliminarParece que a Fleming está bastante mais a vontade na transmissão em directo da armida de hoje do que nessa gravação que apresentaste neste post. Eu pelo menos noto uma maior cadencia das notas e celeridade na coloratura.
ResponderEliminarblogger,
ResponderEliminarNa récita a que eu e a M assistimos... tudo estava insuportável... O que nós lutámos para não dormir... Ainda bem que a coisa mudo :)