quarta-feira, 16 de junho de 2010

Die Meistersinger von Cardiff, ossia da encenação: redundâncias?!


(Bryn Terfel)

Terfel, o Mago, estreia, por fim, Hans Sachs, o mais humano dos personagens da wagneriana. O acontecimento terá lugar na Welsh National Opera, neste Verão.

Tratando-se de uma nova produção, o Guardian consagra-lhe um longo artigo, cujo final destaco, por encerrar uma questão tão óbvia, quanto redundante...

«A production of Meistersinger, in other words, has to be Wagnerian. It has to learn the message that is at the heart of the piece. Wagner's Nuremberg is a society trapped in the belief that ritual and art are subject to rules that cannot be broken. It has amnesia, as Jones puts it, about the fact that newness can be dynamic.

But the art of the new is to break with the old while respecting it – and that's also the art of mounting a memorable Meistersinger. Wagner's opera ought to be up there with the Marriage of Figaro, Falstaff and Der Rosenkavalier as one of the great, wise and beautifully constructed comic operas. If it was by anybody else, it would be embraced as the marvel that it is.»

Keep it in mind!

4 comentários:

  1. Eu lá estarei no Millennium Centre de Cardiff dia 26, pois estou relativamente perto. Wagner tem uma dimensão tão humana, que extra-humanamente me enche a alma.

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  2. Caro DIssoluto, não sei se sou assim tão "lucky". Já me constou que o Bryn Terfel não vai cantar em todas as récitas e, muito inteligentemente, informação acerca das récitas em que ele cantará não se encontra disponível nem na página da Companhia de Ópera de Gales nem na do Millennium Centre. Vamos ver se tenho sorte, mas, neste momento, estou mais entusiasmado com Amsterdão este fim-de-semana, para uma récita de uma ópera que me é absolutamente desconhecida. Ela e o seu compositor: "Don Chisciotte in Sierra Morena", do Francesco Bartolomeo Conti.

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  3. Ora.......bastava eu ter lido este post e já percebia aquilo do Sach,sou mesmo murcon.

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