A mais extraordinária intérprete de Janacek do pós-guerra - que sob a direcção de McKerras perpetuou as trágicas heroínas Jenufa e Kata, entre outras - entregou a alma ao criador, a 20 do corrente mês. Evidentemente, Söderström foi, de igual modo, uma das mais proeminentes intérpretes de Richard Strauss (Condessa) e Tchaikovsky (Tatiana) do século XX.
With her sensitive demeanour she was particularly successful at portraying the troubled women who abound in opera, such as Leonore (Fidelio), Tatyana in Tchaikovsky's Evgeny Onegin and the Countess in Richard Strauss's Capriccio, three of the roles with which she delighted audiences at Glyndebourne, where she achieved her most notable successes in Britain.
Não podia começar, musicalmente falando, pior o meu domingo. Eu adorava a Söderström. As palavras do João e o longo elogio - nada que eu não esperasse - de quem escreveu o obituário fazem a merecidíssima justiça a esta maravilhosa cantora. A sua voz era inconfundível, com uma lágrima que tão bem serviam a verdade das sus personagen. Dela, para além de um multifacetado recital ao vivo registado em Inglaterra e editado pela BBC Legends, tenho-a nas seguintes óperas: Fidelio, Faust, Jenufa, Kata Kabanova, O caso Macropoulus e Cardillac. O Fidelio tenho em dvd.
ResponderEliminarRaul
Foi com ela que aprendi a ouvir o Fidelio, obra que, ainda hoje, está no rol das minhas predileções.
ResponderEliminarA sua consistência cultural e humana, tanto nas críticas como na apologia das obras, é sempre pretexto de reflexão, Raul.
Mesmo quando discordo das suas opiniões, considero que alguma reflexão lhes devo.
O Raul faz uma ponte muitíssimo interessante, entre este mundo masculino que se respira no blog e o que é essencial na Arte.
É um gosto.
Maria Helena
A Marschallin e o Octavian do Cavaleiro da Rosa, a Condessa e a Susanna das Bodas, a Daphne, a Ellen Orford do Peter Grimes, o Compositor da Ariadne auf Naxos, a Adina do Elixir. A grande dama das ópera de Janácek. Pura classe e elegância, privilegiando sempre as nuances textuais de forma soberba.
ResponderEliminarnunca tinha ouvido falar,mas vou a tempo,ás vezes a morte é um ponto de partida.
ResponderEliminarMaria Helena,
ResponderEliminarA MH tem o nome da minha saudosa madrinha que nos deixou em Março deste ano e que foi a mulher mais bonita com que eu convivi.
Queria agradecer-lhe as suas palavras tão simpáticas.
Raul
É uma grande perda. Gosto imenso da Sõderstrõm. Até agora só a ouvi nos papéis de Janacek. Brilhante, maravilhosa, sublime!
ResponderEliminarTudo o que de maravilhoso irradiava na personalidade e na voz da Södeström está visível na Gala do centenário do Met, onde ela canta o trio do Cavaleiro da Rosa com a Battle e a Von Stade, Até quando desce as escadas.
ResponderEliminarRaul
Dobrou noc, mamicko.
ResponderEliminarDevia haver uma lei contra a divulgação destas notícias...