quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Von Karajan'2008

O culto da personalidade de Von Karajan, antes de mais, foi alimentado pelo próprio.

À beira da comemoração dos 100 anos de Herr Von Karajan – estivesse o dito senhor entre nós, há que dizê-lo, by the way... -, a gulosa major DG faz um lifting do vasto legado discográfico do grande maestro.

O interessante desta "homenagem" reside na circunstância de a mesma evocar a simbiose, tal como a biologia a define: uma relação benéfica para todos os envolvidos.

Posto que a major rentabiliza o seu património e o (desmesurado) narcisismo do Senhor Von Karajn é devidamente nutrido, ninguém fica a perder, salvo o incauto comprador, se embarcar nesta colecção, que contém uma oferta – no mínimo – muito polémica...

Pela parte que me toca, remeto o leitor para as gravações que Herbert realizou na década de 1950, para a criteriosa (à época!) EMI do senhor Legge – Cosi, Le Nozze, Die Zauberflöte, entre muitas, muitas outras -, que além de gloriosas, não enfermam da megalomania lamentável e de mau gosto com que Von Karajan terminou a carreira – vide Don Giovanni (DG 419 1792) , que materializa um dos maiores logros da discografia mozartiana!

Dito isto, sem rodeios, eis o meu rol de indispensáveis´Von Karajan:











2 comentários:

  1. Se me permite vou colocar a minha lista. Gosto de listas !!!
    Não me pronuncio sobre a Pelleas et Melisande por não conhecer a versão e não apreciar a ópera. Assim sendo:

    Donizetti:
    Lucia di Lemmermoor: Callas, di Stefano, Panerai
    Verdi:
    Il Trovatore (DG): Corelli, Price, Bastianini, Simionato
    Aida (Decca): Tebaldi, Bergonzi,Siminato, MacNeil
    Otelo (Decca): del Monaco, Tebaldi, Protti
    Falstaff (EMI): Gobbi,...
    Puccini:
    Tosca: Price, di Stefano, Taddei
    Mascagni:
    Cavellaria Rusticana: Cossoto, Bergonzi, Guelfi
    Bizet:
    Carmen: Price, Corelli, Merril, Freni
    R. Strauss:
    O Cavaleiro da Rosa: Schwarzkopf, Ludwig, Edelmann, Stich-Randall
    Ariana em Naxos: Schwarzkpf, Seefried, Streich,
    Humperdinck:
    Hansel e Gratel

    Só três para a ilha deserta: Falstaff, O Cavaleiro da Rosa, Ariana em Naxos

    Raul

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  2. Raul,

    De tudo o que cita, apenas não tenho a Carmen, que em nada me atrai (a da Price, I mean!)!
    Quanto ao resto, apenas discordo da qualidade - para si elevada, para mim, nem tanto, do Otello.
    O Trovador que refere é soberbo, estando a Price no seu melhor, como Leonora! É literalmente vacionada, durante longo tempo!!!

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