terça-feira, 29 de maio de 2007

Ópera e DN - La Suite

A saga operática do DN prossegue!
Eis as "veras caras" da última - Tito Manlio (Vivaldi) - e da próxima - Salome (R.Strauss) - óperas, respectivamente:




13 comentários:

  1. João Ildefonso,
    Apresse-se a comprar a Norma pela Gruberova. Eu comprei-a e estou bastante satisfeito.
    Raul

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos:

    Há muito não digo nada, mas ando às voltas com um trabalho de investigação que me tem roubado horas de sono e de internet.
    Um abraço a todos...
    ...aguardo a sexta-feira e a Salome...

    Filipe

    ResponderEliminar
  3. Acho que preferia a anterior formatação do blog... ;)
    Sugiro também a versão de Tito Manlio (Vivaldi) na Naive, "Vivaldi Edition" (http://www.naive.fr/artiste_coll.php?id=250). Aliás, toda os CDs são fantásticos.

    ResponderEliminar
  4. Querido Raúl não hesitarei em seguir o seu conselho mas esclareça-me:

    A versão em c.d. ou em d.v.d com a Gruberova de Burka?

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  5. A propósito de "Normas"

    Pareçe que a EMI à beira da falência se decidiu a editar gravações esqueçidas nos seus arquivos entre elas uma Norma incompleta do Karajan dos ans 80 com a Ricciarelli acompanhada da Adalgisa da Freni!

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  6. Querido João

    Graficamente achava mais atraente o antigo aspecto do Blog.....

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  7. João Ildefonso,
    Sim, usa um véu de rosto descoberto nas grandes cenas de conjunto (Casta Diva e parte da cena final), mas nada que arabize a ópera. A encenação valoriza o lado humano das personagens que descem do pedestal heroico a que nos habituaram para viverem quase um drama doméstico. Eu que reajo muito a estas interpretações cénicas em nada fiquei chocada. Mas a orquestra (nunca ouvi melhor abertura) e as vozes principalmante da Gruberova e da Ganassi são a razão deste dvd. A Gruberova já sexagenária talvez seja a única Norma vocalmente apta nmeste começo de século para esta sublime personagem. Haverá muito exagero interpretativo, umas pequenas liberdades, mas é Norma
    do princípio ao fim, sem seguir, porque é impossível as pisadas da Callas. A Ganassi é perfeita e como todas as Adalgisas é uma excelente mezzo verdiano. O tenor Todorovich tem o timbre perfeito, embora não consiga vencer as dificuldades da zona aguda da ária do primeiro acto. J. I. esta Norma tem grandeza e isso é o pricipal nesta ópera. Nunca pensei que a Gruberova (1945) estivesse em tão bom estado vocálico.
    Um abraço
    Raul

    ResponderEliminar
  8. Caríssimo Dissoluto,
    A nova formatação deste blogue, com as minhas desculpas, é pavarosa.
    Raul

    ResponderEliminar
  9. Caro João,

    Será possível fazer o "undo" da "template"?!...

    Saudações,

    Heitor

    ResponderEliminar
  10. Caro Raúl

    Vou então comprar a referida Norma. Pelo que me apercebo a Gruberova está em melhor forma vocal agora, que canta pouquissimo cerca de 12/20 récitas anuais, do que em meados dos anos 90 altura em que desenvolvia uma intensa carreira. Sei que cantou à pouco tempo a Lucia em Barcelona e já tem para o próximo ano agendadas Normas em Munique e a Lucrecia Borgia em Barcelona.
    Da Sónia Ganassi gosto bastante depois de se ter estreado na Eboli em Barcelona cantará o papel em Londres. Acho que há um Barbeiro em inicio de carreira com o Florez.... já não tenho a certeza se está editado ou apanhei na RAI....


    J. Ildefonso.

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  11. Filipe,

    Take your time ;-)
    Come back sooooooon!

    ResponderEliminar
  12. Moura,

    Obrigado pelas opiniões - template e Vivaldi ;-)))

    ResponderEliminar
  13. João, Raul e Heitor,

    Ok! Como bem perceberam, a vossa opinião foi tida em consideração.
    O bom filho à casa tornou ;-)

    ResponderEliminar