domingo, 18 de março de 2007

TOP 20 - Sopranos

Para os (depressivos) partidários da nostalgia, cultores do passado - ideal, eis uma (quase irrelevante) discussão em torno dos famigerados TOP Something – Sopranos, no caso.

A discussão atinge o seu ponto máximo da esterilidade, ao se produzirem afirmações do seguinte calibre: "Singing isn't what it used to be."

Para ler, à vol d’oiseaux, e esquecer.

35 comentários:

  1. Amigo João,
    Eu não quero irritá-lo, mas eu acho piada a estas estúpidas selecções, para em seguida dizer "como ousam?", "analfabetos" e coisas deste género. Mas, depois, puxa-me a fazer o mesmo. Resumindo e concluindo: eis os meus 20 melhores sopranos. Não irão ordenados por valor, mas alfabeticamente. Eu ainda sou mais radical: não há lugar para nenhum soprano do presente.

    Amelita Galli-Curci
    Birgit Nilsson
    Claudia Munzio
    Elisabeth Rethberg
    Elisabeth Schumann
    Elisabeth Shwarzkopf
    Frida Leider
    Gundula Janowitz
    Irmgard Seefried
    Joan Sutherland
    Kirsten Flagstad
    Leontyne Price
    Lotte Lehmann
    Lucia Popp
    Maria Callas
    Montserrat Caballé
    Regine Crespin
    Renata Tebaldi
    Rosa Poncelle
    Victoria de los Angeles

    Raul

    ResponderEliminar
  2. No Mirella Freni? Can't understand!

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  3. Pensei nela tantas vezes assim como na Elisabeth Sodostrom, Elisabeth Grummer, Liza della Casa, mas quem tirar? A Lucia Popp ? Cheguei a incluir a Freni na lista, mas depois lembrei-me de que me tinha esquecido da Elisabeth Rethberg e esta nunca poderia ser. Que fazer?

    Raul

    ResponderEliminar
  4. Não, a Lucia Popp não concordo nada que o Raúl deva tirar.... vou pensar melhor e depois sugiro substituição pela Freni:-)

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  5. Não mexa em nada se faz favor! Eu gosto muito destas coisinhas e se deu pela falta de alguma, "dá-me uma coisa" :) Bem, vamos alargar a coisa para 30. Está bem e assim também meto umas contemporâneas.
    Raul

    ResponderEliminar
  6. Raúl já agora qual foi o critério?
    Qualidade vocal, versatilidade, longevidade, interpretação, coerência e excelência dos papeis cantados.... Vá lá! Para eu poder contestar:-)))

    Um grande abraço.

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  7. Reorganização:

    Amelita Galli-Curci
    Birgit Nilsson
    Elisabeth Rethberg
    Elisabeth Schumann
    Elisabeth Schwarzkopf
    Frida Leider
    Gundula Janowitz
    Irmgard Seefried
    Joan Sutherland
    Kirsten Flagstad
    Leontyne Price
    Lotte Lehmann
    Lucia Popp
    Maria Callas
    Mirella Freni
    Montserrat Caballé
    Regine Crespin
    Renata Tebaldi
    Rosa Poncelle
    Victoria de Los Angeles

    Raul

    ResponderEliminar
  8. Primeiro que tudo a matéria-prima, a substância vocal que, por vezes atinge o excepcional (Flagstad, Nilsson) e o muitíssimo (Caballé,Price, Tebaldi), muitas vezes ajudada por um timbre lindíssimo (Rethberg, Flagstad, Tebaldi, Poncelle), às vezes especialíssimo, cheio de uma graça infinita (Galli-Curci, Schumann, Lehmann, Los Angeles) outras vezes únicos e riquíssimos (Callas), exibindo uma personalidade que nos encandeia (Callas, Crespin)e de uma expressividade absoluta (Callas, Leider, Poncelle). Mas esse material vocálicos, que às vezes no parece estar em estado puro (Janowitz), tem de ter uma técnica apuradíssima (Sutherland, Schwarzkopf, Lehmann, Callas).
    Os cantores são por vezes supremos intérpretes de Wagner (Nilsson, Leider, Flagstad), Strauss (Schumann, Schwarzkopf, Seefried,Lehmann) Mozart (Schumann, Scwarzkopf, Janowitz, Popp) bel canto (Sutherland, Callas, Caballé), Verdi (Rethberg, Price, Callas)Puccini (Freni, Tebaldi, Los Angeles) ou reportório francês (Crespin, Los Angeles. Mas há artistas que são fabulosamente versáteis (Rethberg, Caballé, Crespin, Los Angeles). Há vozes com uma zona aguda excepcional (Galli-Curci, Sutherlad)e isso importa, porque falamos de sopranos. E outras qualidades num e noutro ponto que nos inspiram a admiração. Acho que a longevidade não interessa porque não está relacionado com o produto.
    Raul

    ResponderEliminar
  9. Aprovo sem reservas querido Raúl! Tenho pena da Claudia mas podemos inclui-la numa outra lista diferente dos melhores 20 Sopranos da primeira metade do sec. XX ou qualquer coisa assim.
    Abraços Made In Lisbon

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  10. Já ouviu a Claudia ?
    Raul

    ResponderEliminar
  11. E que tal os vinte tenores ?
    Raul

    ResponderEliminar
  12. Já ouvi a Claudia Muzio e gostei bastante. Aliás é das poucas cantoras históricas que conheço que não me pareçe datada. Ela e a Rosa Ponselle.

    ResponderEliminar
  13. E esta dos top 20 tenores:

    Alfredo Kraus
    Anton Dermota
    Beniamino Gigli
    Carlo Bergonzi
    Enrico Caruso
    Franco Corelli
    Giovanni Martinelli
    Giuseppe di Stefano
    John McComarck
    Jon Vickers
    Juan Diego Florez
    Jussi Bjorling
    Lauritz Melchior
    Luciano Pavarotti
    Mario del Monaco
    Nicolai Gedda
    Peter Schreier
    Placido Domingo
    Rolando Villazon
    Wolfgang Windgassen

    O que acha João Ildefonso ?

    Raul

    ResponderEliminar
  14. Raul,

    A última coisa que este sem número de post's me faz é irritar! Acho divertidíssimo o que uma simples notícia tem sido capaz de desencadear!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Acho muito bem Raúl tem quase todos os meus favoritos! Falta-me o Wunderlich e faltam-me os Russos... o Ivan Kozlovsky, o Sergei Lemeschv e o Georgei Nelepp.

    Um grande saudoso abraço.

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  16. João Ildefonso,
    Tem toda a razão. Já me "castiguei" a mim mesmo de me ter esquecido do malogrado (caíu de uma escada abaixo com 36 anos) Fritz Wunderlich. Mais um problema: esqueci-me de outro das maiores tenores do século XX: Richard Tauber. Conclusão vai haver duas "expulsões". A lista final será:

    Alfredo Kraus
    Anton Dermota
    Beniamino Gigli
    Carlo Bergonzi
    Enrico Caruso
    Franco Corelli
    Fritz Wunderlich
    Giovanno Martinelli
    Giuseppe de Stefano
    John McComarck
    Jon Vickers
    Jussi Bjorling
    Lauritz Melchior
    Luciano Pavarotti
    Mario del Monaco
    Nicolai Gedda
    Placido Domingo
    Richard Tauber
    Rolando Villazon
    Wolfgang Windgassen

    ResponderEliminar
  17. João Ildefonso,
    Não incluí os russos, porque uma coisa é ser bom em ópera russa e outra em ópera alemã, italiana, francesa e Mozart. Se assim fosse, tinha de incluir o Peter Pears, por causa do Britten.
    E se falarmos de meio-sopranos / contraltos ? Para esta lista haverá 2 + 18 e não 20.
    Raul

    ResponderEliminar
  18. Caro Raúl

    Vamos esperar uns dias.... não devemos irritar o nosso anfitrião mais do que o estrictamente necessário:-))

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  19. João e Raul,

    Repito: as vossas listas são O MÁXIMO! Go ahead

    ResponderEliminar
  20. Já que o nosso anfitrião não se incomoda vamos aos nossos mezzos e contraltos.
    Existe uma coisa: não podemos colocar no mesmo grupo duas vozes que de longe são superiores às restantes 18 e que se confundem em qualidade com os melhores sopranos e tenores do mundo. Estou a falar de Christa Ludwig e de Kathleen Ferrier. As restantes 18 são-lhes inferiores mas são as melhores, embora não possam equivaler aos melhores sopranos e aos melhores tenores. Eis a minha lista com destaque para aquelas senhoras:

    Christa Ludwig
    Kathleen Ferrier

    Anne-Sophie Von Otter
    Brigitte Fassbaender
    Cecilia Bartoli
    Conchita Supervia
    Ebe Stignani
    Fiorenza Cossoto
    Giulietta Simionato
    Grace Bumbry
    Janet Baker
    Kerstin Thorborg
    Marian Anderson
    Marilyn Horne
    Regine Resnik
    Rita Gorr
    Shirley Verrett
    Sigrid Onegin
    Tereza Berganza
    Yvonne Minton

    ResponderEliminar
  21. O Raúl conheçe os russos que referi?

    J.

    ResponderEliminar
  22. Não, e provavelmente estou em grande desvantagem. Mas se falarmos de russos, para sermos justos, parece-me que temos de ir ao top que é um cantor do primeiro quartel do século: Dmitri Smirnov.
    Raul

    ResponderEliminar
  23. A lista dos barítonos e dos baixos fica para Abril.
    Raul

    ResponderEliminar
  24. A lista dos Mezzos está aprovada com louvor e distinção! E porque não uma lista dos "c.d.'s mais inúteis da nossa discoteca"? Este pareçe-me um desafio muito estimulante capaz de seduzir até o nosso anfitrião:-)

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  25. "Inútil" pela música ou pela gravação ?
    Raul

    ResponderEliminar
  26. Inútil pela gravação:-)

    J.

    ResponderEliminar
  27. Vou pensar, mas é um bocado difícil, pois quando me apercebo de que falhei, despacho o produto para pessoas menos exigentes. Lembro-me, por exemplo, de há uns anos ter comprado o Trovador do Alagna, onde só a Gheorghiu escapava.
    Olhando para a minha cedoteca o único que dispensaria é um Navio Fantasma ao vivo do Met com uma fabulosa Varnay (uma cantora que a crítica gosta mais do que eu) e um decepcionante Hotter, que foi a razão da minha compra. Estava num dia menos bom, o que é natural em qualquer artista, mesmo nos melhores do mundo.
    Se falarmos de DVD, já dispensar-me-ia de comprar vários: o Ernani pelo Domingo, o Fidelio pela Matilla, o Guilherme Tell pelo Zancanaro.
    Raul

    ResponderEliminar
  28. Sugiro a Dinorah do Meyerber porque é um pastel de que ninguém necessita, o Werther com a Georghiu porque é uma opera muito gravada e a interpretação é perfeitamente banal e antipática, a lucia da Caballé porque é completamente aleatória o que não se percebe porque reunia todas as condições para ser uma Lucia explêndida, o Trovador da Riciarelli/Carerras porque é perfeitamente anónimo a Bhoéme da te kanawa pelas mesmas ra´~oes e.... so on.... so on....

    J. Ildefonso.

    ResponderEliminar
  29. Na próxima semana vou pendurar-me no poster de 1 de Abril,irrelevante, onde o nosso Dissoluto diz que é verdade, para continuar esta sucessão de "tops".
    Raul

    ResponderEliminar
  30. Na lista dos mezzos falta a maravilhosa Lorraine Hunt Lieberson.

    ResponderEliminar
  31. Qual ou quais o critérios usados para tal escolha? É importante que eles sejam estabelecidos, pois, caso contrário, fica uma escolha por demais subjetiva. Aliás, tal tipo de escolha tem sempre um certo grau de subjetividade, mesmo que critérios objetivos sejam traçados.

    ResponderEliminar
  32. A lista acaba sendo mesmo subjetiva. Além disso, algumas cantoras são mais endeusadas do que merecem. Por exemplo, a Maria Callas foi excepcional, mas não foi versátil. Seu terreno eram as óperas italianas e algumas francesas, mas só do período romântico. Nada de barroco ou classicismo. Começou cantando Wagner, mas não levou adiante. Não abordou outros compositores alemães, como Richard Strauss, apesar de ser soprano dramático. Passou longe de Mozart. E o repertório não operístico (canções, oratórios, missas, etc.), pelo que sei, ela não abordou.

    ResponderEliminar
  33. Melhor soprano do mundo hoje acho que é a sueca AnnLouice Lögdlund

    ResponderEliminar
  34. A maior voz da ópera , tanto masculina e feminina ,seria Dame Joan Sutherland ! Quase nenhum cantor conseguiu chegar perto de sua voz , em termos de técnica e beleza ! " Heil La Stupenda " !

    ResponderEliminar