sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Senesino, il castrato



Hoje à tarde, Scholl, em Madrid, uma vez mais é Senesino!

11 comentários:

  1. Por todos os deuses eu juro que não tenho nenhgum preconceito contra os contra-tenores e até comprei um disco deste célebre intérprete. Por mais que me esforce não consigo gostar deste tipo de voz.
    Raul

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  2. Raul,

    Aqui para nós - que ninguém nos ouça... - a voz deste registo cheira a falta de pila, não é?

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  3. Se pensa assim...Eu não. O que não gosto nestas vozes é a sensação de que estou a ouvir uma máquina de música daquelas do final do século XIX, articialíssima e anti-natural (nada a ver com falta de pila). A cor emocional é para mim inexistente. Não, definitivamente não. Por curiosidade, tenho uma gravação de um dos últimos "castrati": gravou a Ave Maria de Bach-Gounod na Capela Sixtina em 1902. Esta gravação inclui a Avé Maria dita em latim pelo papa Leão XIII em 1901 !
    Raul

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  4. Eu pessoalmente também não gosto muito de contra-tenors. Tenho alguns discos e destaco o David Daniels que me pareçe o mias interessante e pessoal vocalmente e artisticamente no entanto... no concerto de arias e duetos de handel com o Daniels e a Kozena na Gulbenkian sobressaiu especialmente a kozena:-))

    J. Ildefonso.

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  5. Mas será injusto esquecer que toda a técnica bel-cantista nasceu no meio dos seus vocalizos e sem a técnica bel-cantista a ópera não percorreria o caminho que teve, na sua evolução e nas diferentes escola que nasceram. Era outra coisa.
    Raul

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  6. Raul,

    Que registo é esse de que fala? Quem é o intérprete?

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  7. É o Alessandro Moreschi o último castrado/músico conhecido e o único que fez gravações. Trabalhava na Capella Sistina.

    J. Ildefonso.

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  8. João,

    Concordo contigo: o Daniels é magnífico em disco... Mas ao lado da Kézena, na temporada passada...

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  9. João,
    O João Ildefonso já rerspondeu à sua pergunta. Este disco é uma preciosidade. O disco contem também árias gravadas pela Patti, a cantora mais célebre do mundo na segunda metade do século XIX. Estas últimas gravações fizeram-me escrever um artigo sobre uma "impossilidade" n´"A cidade e as Serras".
    Raul

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  10. A gravação do Alessandro Moreschi é muito ambigua primeiro porque o cantor já tinha uma certa idade e talvez não nos permita conhecer o verdadeiro potencial duma voz de castrado e segundo porque se encontra afastado do reportório e da pratica executiva que normalmente associamos a essse tipo de voz nomeadamente Barroco e Classisismo.
    No fundo não passa duma miragem.... que seja como for nos esclareçe que a voz dum castrado não se assemelha em nada com a dum contratenor!

    J. ildefonso.

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  11. Sim, tudo o que diz é certo e até concluo que o contratenor tem mais voz, ou mesmo, tem voz, com um timbre um pouco lustroso. Quanto ao castrato, a voz parece toda ela puro falsete, mais próxima das máquinas de música que referi. Mas quem sou para tão primário julgamento, quando penso o quanto Rossini gostava destas vozes. Como seria o castrato ? Como muito bem diz, o Alessandro Moreschi já não será um exemplo muito credível.
    Raul

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