... é uma das mais perfeitas! Incontornável! Conta com Modl, Frantz, Rysanek e Suthaus!!!
Nada mais, nada menos!
A minha edição - da EMI Référence -, encontrei-a em Paris, num golpe de sorte!
É pena que Furtwangler não tenha gravado, em estúdio, as restantes obras que compõem o ciclo... Resta uma interpretação live at alla Scala.
Bom, o que aqui me trás é a descoberta desta edição, da Naxos, da referida interpretação!!! Ainda para mais, deve custar mais dúzia de cobres...
Já tenho essa Valquíria há mauitos anos. Como se espera, uma maravilha. Todos os intérpretes provenientes do mais alto firmamento wagneriano e ao mesmo nível da do Solti, porque o inultrapassável Hotter já acusa um bocadinho, muito pouco, de cansaço. Talvez só a Modl, que é fabulosa, não pode estar no mesmo plano da Nilsson, porque, claro está, a Nilsson é a Brunilde do século.
ResponderEliminarO "Nothung" do final do primeiro acto não tem rival. Repare-se nas cordas. É o som Furtwangler que não completou a Tetralogia, e esse era o projecto, porque entretanto, e para nosso prejuízo, morreu.
Fui eu, Raul, quem escreveu o texto anterior.
ResponderEliminarA gravação do Scala referida é com a Flagstad e eu tenho o Crepúsculo dos Deuses. O som é assim assim, mas os intérpretes são o que se espera de melhor. Existem duas gravações isoladas do par Furtwangler / Flagstad para o final da ópera que são superiores a esta gravação.
Raul
Raul,
ResponderEliminarA que eu tenho - O Crepúsculo... - é da URANIA 22,154
João,
ResponderEliminarSim, é da Urania. Mas para a colaboração perfeita e ideal é adquerir os 2CD da EMI do Fuertwangler dedicados a Wagner, orquestra, mas que inclui o final do Crepúsculo com a Flagstad. Também existe outra gravação da colaboração de ambos, incluída num recital da EMI da Flagstad. Estes dois finais estão acima de qualquer adjectivação em língua portuguesa. Note-se, no entanto, que na Brunilde a escolha entre a Nilsson e a Flagstad é quase impossível e, se pensarmos na gravação do Solti, a Nilsson...
Não quero dizer nada, porque para mim a Flagstad é uma deusa e há que ter respeito pelos deuses. :)
Raul
Raul,
ResponderEliminarPara um wagneriano como eu, não ter os citados 2CD da EMI do Fuertwangler dedicados a Wagner seria pecaminoso! Claro que os tenho e venero!