De longe a melhor recomendação é o Der Rosenkavalier por Kiri te Kanawa. Em relação ao Don Giovanni, não me pronuncio mas parto do princípio que recomendado pelo João é uma boa gravação, em- bora a Vaness não me inspire muita confiança. Quanto ao Romeu e Julieta estamos com o Krauss e se a Malfitano estiver como na gala do Met (1983), tiro-lhe o chapéo. Quanto à Aida, o elenco é fabuloso e deve ser escutado, mas serão a Aida e Radamés ideais (a Amneris, sim seguramente)? Deixo para o fim a Tetralogia que peca pela presença do James Morris, um Wotam que deixa muito a desejar e sem Wotam não há tetralogia. Raul
Conheço algumas das gravações. A Bohéme é a melhor dos últimos trinta anos. O Andrea Chénier é o melhor que conheço e por último tenho um carinho muito especial pela gravação da Flauta Mágica. A Edda Moser é melhor Rainha da Noite que conheço o resto do elenco é apreciável, só a Pamina desilude. Gosto muito do Mozart do Sawallish.... se bem que esteja muito fora de moda! Boas notiçias portanto.
João Ildefonso, A propósito, conhece o Andrea Chanier da Decca com a Tebaldi, del Monaco, Bastianini ? Há melhor ária de tenor e dueto do último acto ? Raul
João, Eu baseio-me na gala do Levine, onde acho a despedida de Wotam de fugir, e no Laser/DVD da Valquíria do Met (Levine: Morris, Berhens, Lakes, Norman, Ludwig), onde forja um timbre wagneriano e falha a nota final. A grande da noite é a Jessie Norman, gosto do timbre do Gary Lakes, a Berhens devia pensar duas vezes antes de se lançar na Brunilde e a grande Christa Ludwig já acusa muito a idade. Raul
Não conheço o Andrea Chénier que refere, opera que aliás não gosto muito, mas conheço uma ourta interpretação ao vivo com a Tebaldi desta vez acompanhada pelo Corelli e devo dizer que a "sua" Tebaldi está magnifica!
Também não coloco a ópera nas minhas preferidas, mas o último acto ouço-o com prazer, especialmente na gravação que referi. Igualmento conheço a gravação da Tebaldi / Corelli (Ópera de Viena)que o João refere e que a crítica corrobora as suas palavras. Mesmo assim, prefiro a gravação da DEcca, talvez por causa do som e porque neste caso o del Monaco em nada é inferior ao Corelli. A propósito da "minha" Tebaldi. Embora adore o som tebaldiano, não gosta da sua Gioconda, Amélia, Leonor (Trovador) e Violetta. Raul
Ainda bem! Mostra que tem critério mesmo nos seus afectos:-)))
J. Ildefonso.
P.S.- A propósito recolhi directamente no site da EMI as informações relativas as outras gravações que referi e que não constam do post inicial do nosso anfitrião.
De longe a melhor recomendação é o Der Rosenkavalier por Kiri te Kanawa. Em relação ao Don Giovanni, não me pronuncio mas parto do princípio que recomendado pelo João é uma boa gravação, em- bora a Vaness não me inspire muita confiança. Quanto ao Romeu e Julieta estamos com o Krauss e se a Malfitano estiver como na gala do Met (1983), tiro-lhe o chapéo. Quanto à Aida, o elenco é fabuloso e deve ser escutado, mas serão a Aida e Radamés ideais (a Amneris, sim seguramente)?
ResponderEliminarDeixo para o fim a Tetralogia que peca pela presença do James Morris, um Wotam que deixa muito a desejar e sem Wotam não há tetralogia.
Raul
Caro Raúl.
ResponderEliminarConheço algumas das gravações. A Bohéme é a melhor dos últimos trinta anos. O Andrea Chénier é o melhor que conheço e por último tenho um carinho muito especial pela gravação da Flauta Mágica. A Edda Moser é melhor Rainha da Noite que conheço o resto do elenco é apreciável, só a Pamina desilude. Gosto muito do Mozart do Sawallish.... se bem que esteja muito fora de moda!
Boas notiçias portanto.
J. Ildefonso.
João Ildefonso,
ResponderEliminarMas onde estão essas gravações?
Raul
Caro Raúl.
ResponderEliminarEstão para breve! Paciência e hão-de vir a aparecer à venda na FNAC!
J. Ildefonso.
João Ildefonso,
ResponderEliminarA propósito, conhece o Andrea Chanier da Decca com a Tebaldi, del Monaco, Bastianini ? Há melhor ária de tenor e dueto do último acto ?
Raul
Raul,
ResponderEliminarNão me conformo com a sua visão do Morris :-(((
João,
ResponderEliminarEu baseio-me na gala do Levine, onde acho a despedida de Wotam de fugir, e no Laser/DVD da Valquíria do Met (Levine: Morris, Berhens, Lakes, Norman, Ludwig), onde forja um timbre wagneriano e falha a nota final. A grande da noite é a Jessie Norman, gosto do timbre do Gary Lakes, a Berhens devia pensar duas vezes antes de se lançar na Brunilde e a grande Christa Ludwig já acusa muito a idade.
Raul
Olá Raúl!
ResponderEliminarNão conheço o Andrea Chénier que refere, opera que aliás não gosto muito, mas conheço uma ourta interpretação ao vivo com a Tebaldi desta vez acompanhada pelo Corelli e devo dizer que a "sua" Tebaldi está magnifica!
J. Ildefonso.
Também não coloco a ópera nas minhas preferidas, mas o último acto ouço-o com prazer, especialmente na gravação que referi. Igualmento conheço a gravação da Tebaldi / Corelli (Ópera de Viena)que o João refere e que a crítica corrobora as suas palavras. Mesmo assim, prefiro a gravação da DEcca, talvez por causa do som e porque neste caso o del Monaco em nada é inferior ao Corelli.
ResponderEliminarA propósito da "minha" Tebaldi. Embora adore o som tebaldiano, não gosta da sua Gioconda, Amélia, Leonor (Trovador) e Violetta.
Raul
Caro Raúl
ResponderEliminarAinda bem! Mostra que tem critério mesmo nos seus afectos:-)))
J. Ildefonso.
P.S.- A propósito recolhi directamente no site da EMI as informações relativas as outras gravações que referi e que não constam do post inicial do nosso anfitrião.
Mesmo na maior Loucura, dou sempre um pequeno lugar à Razão.
ResponderEliminarRaul