quinta-feira, 11 de maio de 2006

Fogo Cruzado!

A DIAPASON de Maio coloca em pé de igualdade as recentíssimas leituras de Mackerras e Jacobs de La Clemenza di Tito, considerando-as o acontecimento do mês...

VS

A disputa parece estar a subir e tom: Jacobs vs Mackerras ou Fink vs Kozena? DG vs Harmonia Mundi???

Ver-se-á...

10 comentários:

  1. Caro João.

    Já ouvi a gravação do Mackerras e pareçe-me uma interpretação belíssima cheia de vitalidade. Infelizmente o Rainer Trost já não tem um timbre tão fresco se bem que continue um excelente estilista do canto. A Martinpelto tem um timbre que eu pessoalmente não gosto muito e pareçe um pouco menos à vontade no papel do que os outros interpretes. No entanto é muito musical e empenhada. A Kozena cumpre com as expectativas despertas pelo seu c.d. de Mozart e Gluck em que cantava as duas arias de Sexto. Sei que existem ainda outras 3 gravações basatnte recentes! Um d.v.d da Opera de Paris com a Ghram, um dos de Salzburg com a Kassarova e um dos anos 80 com encenação do Ponelle com a Troyanos dirigido pelo Levine.... e que é o d.v.d. mais horrendo que eu já vi até hoje! Não sei o que se passou com o Ponelle que eu tanto admiro!

    J. Ildefonso.

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  2. Fico triste que duas novas versões da Clemenza di Tito não sucitem o interesse do público do Blog:-))) Pessoalmente é uma das minhas operas preferidas em absoluto.

    J. Ildefonso.

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  3. João,

    Eu bem sei que é uma das tuas óperas de referência ;-)))

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  4. Realmente assim o é. Curiosamente acho-a modernissima e muito bem servida por várias interpretações o que só aumenta ainda mais o meu entusiasmo e a minha preferência.
    Se Mozart tivesse vivido mais algum tempo de forma à opera ser reposta talvez tivesse composto os recitativos secos, que não são de sua mão, e aí seria uma obra prima sem rival. Lembro-me do final do 1ª Acto que sempre me fascina.

    J. Ildefonso.

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  5. Ainda na Gramophone, também estas gravações são elogiadas pelos seus críticos, embora não fassam parte das 10 top choice do editor.
    Raul

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  6. Ainda vou converter o Raúl à Opera Séria Mozartiana:-))))
    Experimente o Lucio Silla numa gravação ao vivo, ainda por cima muito barata, com a Leila Cuberli.

    J. Ildefonso.

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  7. João,
    Mas se eu já disse que adoro o Idomeneu. E para informação do João tenho em dvd o Mitridate, re de Ponto. Eu adoro opera seria, seja de quem for, especialmente de Gluck.
    Raul

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  8. A propósito da nossa conversa de Rossini, que aparentemente tinha os quartetos de Mozart e Hayden á mesa de cabeceira, encontro muito das Electra e Vitellia Mozartianas na Ermione e Armida do Rossini. Não acha?

    J. Ildefonso.

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  9. Sim ,na "fúria", na vingança que se exprime através dos recitativos. Tudo muito clássico, mas em Rossini já mexe a agitação romântica.
    Raul

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  10. Raul e João,

    Sugiro o Lucio Silla do Harnoncourt, com a Gruberova, Schreier, Bertoli, etc ;-)

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