Dissoluto feliz por recuperar pérolas há muito perdidas!
Dimitrova, recentemente falecida (como aqui se noticiou, com mágoa), justamente homenageada pela EMI, que (re)edita árias de ópera de Puccini e Verdi.
(EMI 0946 3 41436 2 2)
Ghena Dimitrova foi O soprano dramatico de agilitá dos idos anos 1980.
De voz opulenta e grande, rica em dinamismo e força, pobre em flexibilidade e brilho, Dimitrova foi Abigaille, Lady Macbeth, Turandot, Giselda (I Lombardi), entre outras grandes figuras da ópera; destaque, ainda, para a sua Amneris, cuja interpretação fez furor, nomeadamente ao lado de Chiara e Pavarotti.
Para mim, notabilizou-se em Verdi, sobretudo.
Wagner poderia ter sido seu, se dominasse a língua de Goethe... assim não quiseram os deuses...
(EMI 7243 5 74803 2 1)
Recuando até à década de 1950, a única grande rival de Della Casa, interpreta os mais intimistas lieder de Mozart.
De voz graciosa e expressiva, de uma nobreza invulgar, Schwarzkopf era senhora de um timbre aveludado, algo pueril.
No território lírico mozartiano, a meu ver, jamais teve rival!
(gosto destas afirmações peremptórias, para ver se crio polémicas!!)
...Punito regressa à carga, mais tarde, para tecer considerações sobre a Norma (da colecção do Expresso)... e sobre o eternamente adiado Don Giovanni da dupla Muti / Allen, em dvd...
Dimitrova, recentemente falecida (como aqui se noticiou, com mágoa), justamente homenageada pela EMI, que (re)edita árias de ópera de Puccini e Verdi.
(EMI 0946 3 41436 2 2)
Ghena Dimitrova foi O soprano dramatico de agilitá dos idos anos 1980.
De voz opulenta e grande, rica em dinamismo e força, pobre em flexibilidade e brilho, Dimitrova foi Abigaille, Lady Macbeth, Turandot, Giselda (I Lombardi), entre outras grandes figuras da ópera; destaque, ainda, para a sua Amneris, cuja interpretação fez furor, nomeadamente ao lado de Chiara e Pavarotti.
Para mim, notabilizou-se em Verdi, sobretudo.
Wagner poderia ter sido seu, se dominasse a língua de Goethe... assim não quiseram os deuses...
(EMI 7243 5 74803 2 1)
Recuando até à década de 1950, a única grande rival de Della Casa, interpreta os mais intimistas lieder de Mozart.
De voz graciosa e expressiva, de uma nobreza invulgar, Schwarzkopf era senhora de um timbre aveludado, algo pueril.
No território lírico mozartiano, a meu ver, jamais teve rival!
(gosto destas afirmações peremptórias, para ver se crio polémicas!!)
...Punito regressa à carga, mais tarde, para tecer considerações sobre a Norma (da colecção do Expresso)... e sobre o eternamente adiado Don Giovanni da dupla Muti / Allen, em dvd...
João,
ResponderEliminarRepare no Alma Grande. Único. A verve que dá ao terminar as frases iniciais.
Raul
Raul,
ResponderEliminarO que é isso de Alma Grande? Algum blog?
Esclareça-me pf!
Um abraço,
João
João
ResponderEliminarAlma Grande KV578
Elisabeth Schwarzkopf
London Symphony Oechestra, George Szell
Gravado em 1969
Pertence ao CD EMI CDC 7 47950 2
Não sei se está no CD que o João menciona. Este são árias, de concerto e de ópera, de Mozart. Como o seu menciona o Brendel e deve ser, penso eu, o "Ch´io mi schordi di te ?" KV 505 ... e como este que eu refiro tem este trecho, pensei que contivesse o Alma Grande. Se não tem, procure ouvi-lo e diga-me qualquer coisa.
Um abraço
Raul
Raul
O cd é este!
ResponderEliminarAnch straordinaria, quest´Alma Grande, Raul!
João,
ResponderEliminarEssas frases iniciais...Que inteligência interpretativa !
Eu conheço o Alma Grande pela Gruberova, cantora que eu muito admiro, mas perante a Schwarkopf, aquela parece "indiferente".
Raul
Raul,
ResponderEliminarA Schwarzkopf era capaz do melhor, quase sempre (incontornável em Mozart e Strauss); a Gruberova, apesar do talento, fez algumas incursões bem infelizes por territórios do belcanto, sobretudo.
João,
ResponderEliminarSabe que circula uma Norma actualíssima da Gruberova (perto dos sessenta) e a crítica elogi-a !
Raul
Raul,
ResponderEliminarA crítica francesa - aquela em que mais me revejo - atacou sem piedade a Norma da Gruberova!!! Mais, deixe que lhe diga que tenho uma (dispensável) colectânea da Gruberova - a que aludi neste blog - que contém árias da Norma... absolutamente pavorosas...
Por acaso tenho a Casta Diva, encurtada, num cd com árias para sopranos. Uma coisa comercialzita. Não desgosto, embora não a coloque no top. Entre outras, tenho duas Casta Divas inesperadas: Giulietta Simionato e Leontyne Price.
ResponderEliminarRaul
Raul,
ResponderEliminarWhat??????? A Simionato e a Price, em Bellini, na Casta Diva??? R U Nuts???
Gostava de ouvir :)))
A Price ganhou um prémio nesse ano (1976) pela sua Casta Diva. Reconheço que na cabaletta não está no seu campo, mas o resto é muito bom. Também tenho a Price no Caro Nome !!!
ResponderEliminarQuanto à Siminato, as notas estão lá, mas é o timbre da Siminato.
João, também tenho a Tebaldi na Casta Diva !!!
Quer ouvir estas interpretações em fins de Junho ?
Raul
Raul,
ResponderEliminarTenho o maior prazer em estar consigo, em Junho! Quanto às incursões belcantistas da Tebaldi, também as tenho!
Estive em Florença e Roma, em Outubro passado, e descobri uma colectânea de 5 cds da dita cuja, com raridades: Bellini e Wagner, além dos óvios Puccini e Verdi!. Mas... a Tebaldi nunca me tocou por aí além... Falta-lhe pimenta na voz...