tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post8622755650843241789..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: Old vs Young SingersIl Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-25718762326695755202007-12-28T04:38:00.000+00:002007-12-28T04:38:00.000+00:00Dizer que já não há vozes como outrora não é para ...Dizer que já não há vozes como outrora não é para mim resultado de um estado depressivo, pois partilho a visão do senso comum, mas outro tipo de problema.<BR/>Geracional, como é caso disso Carlo Bergonzi, quando afirma tal, como o li graças a este blogue. SE calhar não quis ouvir Rolando Villazon e outros tenores que não sendo Corellis ou di Stefano são igualmente muito bons, como é o caso de Marcelo Alvarez.<BR/>Outro problema é também o facto de outrora ter havido gerações de cantores que foram inferiores aos que lhe seguiram. Penso que é perigoso reduzir as coisas a dicotomias. <BR/>É um facto que a Caballé não foi substituída, nem a Nillson, nem temos um tenor mozartiano do calibre de Dermota; pior ainda é que nos falta um grande baixo na linha Cristoff, Siepi, Ghiaurov. Melhores tempos virão e por agora deliciemo-nos com cantores como Terfel, Dmitri H., R. Fleming, Nina Stemme, Natalie Dessay, Cecilia Bartoli, Rolando Villanzon,...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-41227412229756039942007-12-27T16:03:00.000+00:002007-12-27T16:03:00.000+00:00Esse senhor diz que alguns cantores entendem e des...Esse senhor diz que alguns cantores entendem e desenvolvem o lado artístico. Ainda bem. Só assim o canto pode readquirir o seu papel na ópera, antes que comecemos todos a ir aos teatros para ver cenários e movimentação de cantores.<BR/><BR/>Agora, vozes como as de outrora, não sei se haverá. Por que razão continuam a ser grandes referências, na maioria dos casos, as gravações antigas? Fica a sensação de que havia condições óptimas, há algumas décadas, para se criarem verdadeiras obras de arte. Alterações no ar que respiramos podem ser uma das causas: canta-se e respira-se de maneira diferente. Mas também se vive e se sente de maneira diferente. Isto não impede que haja bons cantores, mas são diferentes...Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-66495666286236845342007-12-24T08:17:00.000+00:002007-12-24T08:17:00.000+00:00Esta citação é muito interessante, pois é bem verd...Esta citação é muito interessante, pois é bem verdade que actualmente a encenação tem um papel demasiado relevante, sendo por vezes uma caricatura de uma ideia. O que eu não estou de acordo principalmente é com muitas críticas que ao referirem as récitas dedicam linhas sem conta à encenação e meia dúzia ao canto. Ora se nos sentimos realizados ao ouvir um CD tanto como um DVD, porque o cénico-vocal foi aquilo que o compositor idealizou, então temos que:<BR/>CD + Encenação = DVD<BR/>sendo CD = ópera e DVD = ópera<BR/>então <BR/>ópera + encenação = ópera<BR/>=> encenação = 0<BR/>Claro que não é assim, mas as coisas devem ser postas no seu devido lugar.<BR/>Sobre a dicotomia "idade ideal <> presente" fica para depois, porque é um tópico interessantíssimo.Anonymousnoreply@blogger.com