tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post7344299211311250105..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: La zingara ed il suo figlio ossia Il TrovatoreIl Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger46125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-62059318868119565492010-07-04T10:25:18.774+01:002010-07-04T10:25:18.774+01:00Tive a sorte de ver a ZULEICA SAQUE em Várias Óper...Tive a sorte de ver a ZULEICA SAQUE em Várias Óperas, a qual para alem de ser a nossa melhor cantora lirica deste século, fez uma magnifica carreira internacional contracenando com os maiores nomes do Belcanto.<br />Deviam convidar esta grande senhora do canto para formar uma nossa nova gefração de cantores.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-30441832530786051972009-08-07T21:03:59.625+01:002009-08-07T21:03:59.625+01:00A juleika Saque não abandonou o canto, saiu deste ...A juleika Saque não abandonou o canto, saiu deste País para fazer uma carreira internacional, nosso meio musical era demasiado pequeno para a sua craveira artistica. Os que a ouviram terão dúvidas que é a melhor cantora lirica que tivemos?<br />Porque não se aproveita o que ela ainda nos poderá proporcionar a nivel do ensino ás novas gerações de cantores?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-29697121511714155632009-07-19T10:10:34.439+01:002009-07-19T10:10:34.439+01:00A nossa melhor cantora de todos os tempos é sem so...A nossa melhor cantora de todos os tempos é sem sombra de dúvidas a Zuleika Saque. Que desperdicio para o nosso património cultural não se valorizarem e darem a conhecer artistas desta craveira e aproveitar-se o que ainda nos poderiam proporcionar, nem que fosse ensinando a sua arte internacionalmente reconhecida e os seus valores aos novos talentos do nosso Canto Lirico.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-65674591541182131952008-11-02T22:57:00.000+00:002008-11-02T22:57:00.000+00:00Queridos amigos.A Price em muitos aspectos foi tal...Queridos amigos.<BR/><BR/>A Price em muitos aspectos foi talhada para a Aida. Apesar da dicção nebulosa o fraseado é puramente Verdiano e a sensualidade dum timbre tão rico e aveludado presta-se muito ao papel. Prefiro a gravação do Solti com o Vichers onde a condição vocal é melhor. A Aida da Freni é completamente diferente e de alguma forma complementar. Mais juvenil e poética e de alguma forma mais complexa porque o que à Price advem naturalmente da voz e do timbre aveludado e sensual na Freni tem de ser construido atraves da minucia da intensão fraseado e da comunicatividade da personalidade. Gosto das duas. A Price exalta-me mas prefiro a Freni porque é mais vulnerável e me comove mais.<BR/><BR/>J. Ildefonso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-65050705155256721732008-10-31T23:29:00.000+00:002008-10-31T23:29:00.000+00:00Sim, é essa récita em Houston que estou a tirar.Ra...Sim, é essa récita em Houston que estou a tirar.<BR/><BR/>Raul, ninguém está a questionar a versão da Price. Eu, apesar de não conhecer muito dela, gosto do pouco que conheço. Só que prefiro a Freni.Ricardohttps://www.blogger.com/profile/03526933735160291951noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-79994489717354537742008-10-31T17:14:00.000+00:002008-10-31T17:14:00.000+00:00RicardoJá dos anos 90 existe uma gravação ao vivo ...Ricardo<BR/><BR/>Já dos anos 90 existe uma gravação ao vivo da Dama de Espadas com a Freni da Ópera de S. Francisco(?) que é avassaladora. Existe também em d.v.d. da Ópera de Viena mas ainda não foi comercializado. Destaco também a Donzela de Orleãns no youtube já do nosso século que eu tive a sorte de ver em Turim.<BR/><BR/>J. Ildefonso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-17826521238126093302008-10-31T17:09:00.000+00:002008-10-31T17:09:00.000+00:00RicardoÉ muito estupido e pueril mas estou comovid...Ricardo<BR/><BR/>É muito estupido e pueril mas estou comovido de ler o que escreve que reflecte exactamente o que penso. Como sou inseguro raramente disse o que escreveu pois não é a opinião corrente.<BR/>Creio que se refere a uma Aida da inauguração da nova Ópera de Houston em 1986 com a Freni e o Domingo. Conheço só a aria do 3º acto que é um modelo de canto e expressão.<BR/><BR/>J. Ildefonso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-22776164958825529722008-10-31T14:17:00.000+00:002008-10-31T14:17:00.000+00:00Caros João Ildefonso e Ricardo,Se forem ao Youtube...Caros João Ildefonso e Ricardo,<BR/>Se forem ao Youtube encontram uma entrevista da Price em que o entrevistador falando do sucesso da cantora quando cantou a Aida no Scala, a imprensa italiana afirmou que a sua a interpretação era aquela que Verdi sonharia. Quem o diz são os italianos, juízo que "penso" deve ser considerado.<BR/>Eu, se me permitem a opinião, não vejo um Romeu e Julieta no Radamés e a Aida. Se a cor da voz é importante, por que entregar à irrequieta Amneris um timbre de mezzo ? Desculpem por me intrometer na vossa "conversa", mas como isto é um blogue...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-54919284450507306352008-10-30T15:35:00.000+00:002008-10-30T15:35:00.000+00:00Caro J. Ildefonso,a Aida da Freni com o Carreras e...Caro J. Ildefonso,<BR/><BR/>a Aida da Freni com o Carreras e direcção do Karajan (Agnes Baltsa como Amneris, Cappuccilli como Amonasro) é uma gravação de absoluta referência, na minha opinião.<BR/><BR/>Verdi sempre disse que a Aida foi umas das suas primeiras óperas que ele queria que fossem cantadas de forma bela e não visceral, e, se ouvirmos a música, toda a partitura se presta a isso.<BR/><BR/>Eu sou um fã incondicional do período de maturidade da Freni quando ela começou a cantar repertório mais pesado. A voz retem a juvialidade mas ganha um "squillo" absolutamente gigantesco.<BR/><BR/>Já ouviu a Butterfly dela com o Carreras a cantar o Pinkerton e direcção do Sinopoli? É absolutamente arrebatadora e coloca a versão anterior (com Pavarotti e Karajan) a um canto. A voz dela passa sem qualquer dificuldade por cima da orquestração assassina do "Tu, tu piccolo iddio".<BR/><BR/>Mas voltando à Aida, é verdade! Acho que é suposto que essa ópera soe mesmo a Romeu e Julieta no Egipto, e as vozes podem não ter a escuridão de uma Price ou de um Domingo, mas têm um ardor e um brilho inigualáveis! Foi agora lançada em mid-price pela EMI.<BR/><BR/>Já agora, estou também a fazer download de uma gravação video da Aida com a Freni e o Domingo (não me lembro do resto do cast), em que a voz dela estava ainda maior do que nesta gravação estúdio. É impressionante! No final do trio do primeiro acto após a primeira aparição da Aida, a Freni abafa completamente os outros dois cantores. É produção vocal de uma qualidade e beleza absolutamente avassaladoras!Ricardohttps://www.blogger.com/profile/03526933735160291951noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-89556524020996488632008-10-27T11:26:00.000+00:002008-10-27T11:26:00.000+00:00Querido RicardoFinalmente alguém considera a Aida ...Querido Ricardo<BR/><BR/>Finalmente alguém considera a Aida da Freni uma gravação de referência! Normalmente não é muito apreciada mas a mim fascina-me ouvir a Aida com dois timbres tão juvenis como a Freni e o carreras transformada numa especie de Romeu e Julieta no Egipto.<BR/><BR/>J. Ildefonso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-86285103052767404732008-10-26T10:30:00.000+00:002008-10-26T10:30:00.000+00:00Caro Mário, a questão é que nenhuma voz nasce comp...Caro Mário, a questão é que nenhuma voz nasce completamente dramática. Claro que num ponto de início de estudos em canto, há vozes que são à partidas mais escuras e pesadas do que outras, mas mesmo essas deverão construir uma técnica em repertório puramente lírico. Se calhar não em repertório lírico ligeiro, mas puramente lírico. Por exemplo, uma voz que aos 20 e poucos anos soe a uma promessa de Isolda não vai começar, como é lógico, a "bulir" imediatamente na Isolda, mas uma Condessa das Bodas pode ser um bom ponto de partida. Quem diz uma Isolda, diz um Calaf, um Nabucco ou um Don Filippo.<BR/><BR/>Quis com isto responder à sua questão relativamente ao amadurecimento de vozes mais dramáticas. A meu entender, o trbalho deste género de vozes deverá ser feito no sentido de um relativo aligeiramento inicial do repertório, para dar tempo ao instrumento de crescer. No fundo, o que eu tento pensar para mim e para a gestão do repertório que vou fazendo, é que as coisas têm uma ordem cronológica na história da música por alguma razão e, nesse sentido, respeitar a ordem em que os compositores aparecem pode ser uma excelente forma de construir lenta e seguramente uma carreira. Claro que mesmo dentro disto há excepções, mas reconhecê-las passa pela inteligência de cada um.Ricardohttps://www.blogger.com/profile/03526933735160291951noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-85104993232661184462008-10-26T00:50:00.000+01:002008-10-26T00:50:00.000+01:00Caro Ricardo, tudo o que expôs faz muito sentido...Caro Ricardo, tudo o que expôs faz muito sentido. A voz escurece, perde agilidade e também acho que é tarde para encetar a construcção da rede de contactos. É pena. Mas pelo que entendi, uma voz mais ligeira pode tomar mais corpo. No caso de um soprano ligeiro"ascender" a um spinto, a um dramático isso não é definhar pois não? Escureceu, perdeu agilidade mas ainda assim uma voz. <BR/>A todos os que se dignaram a esclarecer este inculto mas esforçado leitor, o meu maior obrigado. <BR/>Virei amiúde aqui às vossas "récitas". <BR/>Uma vez mais o meu agradecimento pelo que deram e me darão.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-11881872889778144932008-10-25T20:23:00.000+01:002008-10-25T20:23:00.000+01:00Caro Mário,normalmente o que acontece com a idade ...Caro Mário,<BR/><BR/>normalmente o que acontece com a idade é as vozes femininas ficarem mais escuras. Claro que se houver uma gestão cuidadadosa duma carreira começada aos 20, isso pode ser extraordinário, como no caso da Freni que começou a cantar Susannas e Zerlinas, e acabou como uma Aida de referência (pelo menos para mim)e uma das maiores Manon Lescaut.<BR/><BR/>Relativamente aos homens, as mudanças tímbricas não serão tão drásticas como nas mulheres pois a andropausa não é hormonalmente tão violenta como a menopausa... há uns tempos a Barbara Bonney teve sérios problemas por causa da menopausa. Isto faz todo o sentido se considerarmos que a laringe é, desde que nascemos, um alvo hormonal por excelência, logo, havendo alterações na produção hormonal do organismo, logicamente que há alterações na voz. Na Alemanha e em muitos país, as cantoras de ópera profissionais têm inclusivé nos seus contratos direito aos chamados "Respect Days" que são dias em que podem exigir ser substituídas devido a sofrerem de alterações vocais devido à menstruação que lhes provoca, invariavelmente, perda de brilho e flexibilidade e algum edema das cordas vocais. Claro que as pílulas podem atenuar este efeito, mas há casos e casos.<BR/><BR/>Em todo o caso, pessoalmente acho muito improvável que uma pessoa consiga ter uma carreira depois dos 30. Há toda uma rede de contactos que demora tempo a ser construída, e tempo é uma coisa que um cantor com 45 anos não tem por muito "fresca" que esteja a voz. Especialmente nos mercados de hoje em dia que querem top-models cantantes em cima dos palcos. Pode tentar uma carreira como concertista, mas lá está... técnica à parte, na altura em que tiver uma rede de contactos construída, já a voz se está a ir...<BR/><BR/>No entanto, a regra geral é que os cantores, desde que façam uma boa gestão da carreira, vão ficando com vozes progressivamente mais pesadas ao longo dos anos. A Freni passou de soubrette/lírico-ligeiro a lírico-spinto, o Domingo passou de lírico a dramático, a Callas... bem a Callas é a Callas (no que isso tem de bom e de mau ;) ),<BR/>o Cappuccili passou de lírico ao maior Verdiano do seu tempo.<BR/><BR/>A coisa vai mais ou menos neste sentido. É preciso é cuidado e inteligência na gestão da carreira e claro, boa orientação técnica. E isto são coisas em vias de extinção hoje em dia, infelizmente.Ricardohttps://www.blogger.com/profile/03526933735160291951noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-87793501495430086132008-10-25T19:51:00.000+01:002008-10-25T19:51:00.000+01:00Mário,Abusando-se ou não, 45 são 45... Claro que a...Mário,<BR/><BR/>Abusando-se ou não, 45 são 45... Claro que a voz, aos 45, ainda terá muito para dar. Em todo o caso, os grandes intérpretes começam cedo a explorar e moldar a voz, para que se atinja a plenitude em redor dos 40-50 anos.Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-63530867367061908432008-10-25T19:36:00.000+01:002008-10-25T19:36:00.000+01:00Mas se não se abusou da voz ela não beneficiou com...Mas se não se abusou da voz ela não beneficiou com isso? A técnca está lá. Há diferenças quanto ao tipo de voz em relação ao avançar da idade, nos homens e nas mulheres e perante a tipologia vocal?<BR/>Obrigado pelo esclarecimento.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-43076450296016578882008-10-25T17:30:00.000+01:002008-10-25T17:30:00.000+01:00O comentário do anónimo das 14:21 é meu.O comentário do anónimo das 14:21 é meu.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-15337547472791281022008-10-25T16:02:00.000+01:002008-10-25T16:02:00.000+01:00Aos 45 anos, habitualmente, atingiu-se a plenitude...Aos 45 anos, habitualmente, atingiu-se a plenitude vocal... daí em diante...Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-88336111461297453152008-10-25T14:36:00.000+01:002008-10-25T14:36:00.000+01:00Luís Rodrigues e João Tiago entraram neste meio d ...Luís Rodrigues e João Tiago entraram neste meio d forma promissora, mas lá está, estagnaram por débito "artístico" deles ou do país?<BR/>Uma pergunta. Pode começar-se uma carreira aos 45 anos, quando a voz não é conhecida mas é extraordinária? Que portas é que se fecham e que portas se podem abrir?<BR/>Mário ReisAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-40182300149822900352008-10-25T14:21:00.000+01:002008-10-25T14:21:00.000+01:00Nunca gostei muito da Elsa Saque, porque tinha voz...Nunca gostei muito da Elsa Saque, porque tinha voz de aluna de canto, sem ofensa para os alunos de canto. Pouco madura.<BR/>Uma outra cantora portuguesa razoável era Regina Fonseca. Vinha cá todos os anos fazer os mezzo wagnerianos, inclusive a Bragania, com a Isolda da Birgit Nilsson, na única vez que vi esta imortal cantora.<BR/>Actualmente os únicos cantores de nível internacional, no campo da ópera, são a Elisabete Matos e num plano secundário José Fardilhe. Gosto bastante de ambosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-48037061101289336662008-10-24T00:11:00.000+01:002008-10-24T00:11:00.000+01:00Queria agradecer por tudo o que aqui tem sido post...Queria agradecer por tudo o que aqui tem sido postado. Com uma leitura que tinha feito, transversal, já me agradara, mas lendo com maior atenção, fiquei muito agradado. Vejo que aqui fala quem sabe e para mim isso é requesito essencial pois para mim que estive afastado de Portugal muitos anos interessam-me fontes fidedignas. Peço desculpa pelos erros de síntase mas é falta hábito e que penso sanar. <BR/>Esqueci-me de mencionar a cantora Ana Paula Russo que me lembro de ter visto muitas vezes em S.Carlos e que augurava ser uma intérprete Mozartiana e por ironi do destino viria a ser professora de canto de uma familiar minha.<BR/>Gosto muito da Ana Ester. A última coisa que vi dela foi a Butterfly. A Matos vi-a em S. Carlos, na Tosca e quanto a mim a voz não é suficientemente rubby para o papel. Ela é dotada de um brilho particular no registo médio, mas falta densidade no registo agudo. Falavam da parte estética e realmente para mim é uma mais valia quer nas vozes femininas ou masculinas. <BR/>Deixava aqui a sugestão de postarem links do youtube onde possam ilustrar muitos dos vossos posts.<BR/>Bom resto de semana.<BR/>Cordialmente.<BR/>Mário ReisAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-27326996922662487982008-10-23T12:20:00.000+01:002008-10-23T12:20:00.000+01:00Muitos dos nomes, da "nova vaga" lusitana já eu pu...Muitos dos nomes, da "nova vaga" lusitana já eu pude testemunhar o mérito. Mas serão tão poucos assim? Sempre ouvi falar na irmã da D.Elsa Saque, Zuleica que se dedicou depois às lides matrimoniais e abandonou uma carreira promissora. <BR/>O que amiúde acontece é que sempre tomo conhecimento de casos idênticos e são mais que muitos, abandono de carreira e por falta de apoio a grande maioria das vezes. Um afastamento "compulsivo" dizem. A D.Elisabete Matos é a nossa figura emblemática e Jorge Vaz de Carvalho? O Fardilha não pisa muio por cá, é pena.<BR/>O que acham do que se ouve dizer acerca dos coralistas mereciam a "titularidade" por mérito.<BR/>Muito obrigado pelas "sugestões" e se possível pedia ainda mais nomes.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-21029760234069168062008-10-22T16:22:00.000+01:002008-10-22T16:22:00.000+01:00Em compensação, o último concerto do Christie &...Em compensação, o último concerto do Christie & Jardin des Voix a que assisti na Gulbenkian deixou bastante a desejar... Uma primeira parte com Monteverdi vocalmente "apontado"... "Devem estar a guardar-se para a segunda parte", pensei eu. Na 2ª parte, com Handel, o nível não subiu muito. Tudo muito certinho, estilisticamente correcto, ok! Mas arrojo vocal nulo. Um concerto que nem aqueceu nem arrefeceu e no qual cheguei, inclusivé, a pensar nas coisas que tinha para fazer no dia seguinte...Ricardohttps://www.blogger.com/profile/03526933735160291951noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-38663966359828932092008-10-22T14:33:00.000+01:002008-10-22T14:33:00.000+01:00Existe também uma Joana Seara, aparentemente radic...Existe também uma Joana Seara, aparentemente radicda em Londres, que eu acho que nunca ouvi, que apareçe frequentemente referenciada na OperaMagazine de forma muito elogiosa.<BR/><BR/>J. Ildefonso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-54587340572121354892008-10-22T13:05:00.000+01:002008-10-22T13:05:00.000+01:00Pessoalmente simpatizo muito com o Mário João Alve...Pessoalmente simpatizo muito com o Mário João Alves. Sempre que o ouvi achei muito gratificante. A voz é bonita e saudável. A primeira vez que o vi foi como o marinheiro nos Troianos e foi uma revelação. Não sei se poderá fazer papeis titulares mas estava muito bem de Borsa no Rigoletto.<BR/><BR/>J. Ildefonso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-63590586831895523702008-10-22T00:46:00.000+01:002008-10-22T00:46:00.000+01:00Eu vi o João Fernandes, justamente com o Christie,...Eu vi o João Fernandes, justamente com o Christie, na Gulbenkian, há cerca de 5 anos! Memorável ;-)))Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.com