tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post6512884152087046527..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: Em degustação, ossia Férias - VIl Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-19600152584057863602009-08-06T01:18:07.595+01:002009-08-06T01:18:07.595+01:00Mas o caro Hugo tocou na "mouche": os co...Mas o caro Hugo tocou na "mouche": os confrontos Cristoff-Neri e Ghiaurov-Talvella não só são imbatíveis como também grandes momentos da discografia.Raulnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-52242526591914622752009-08-05T17:06:45.933+01:002009-08-05T17:06:45.933+01:00Concordo plenamente com vocês, J. Ildefonso e Hugo...Concordo plenamente com vocês, J. Ildefonso e Hugo Santos.<br />Quanto a si, Dissoluto... tem toda a razão, tem toda a razão pra estar Estarrecido! :-))<br />LGmr. LGnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-88341010913984054872009-08-05T16:55:33.121+01:002009-08-05T16:55:33.121+01:00Eu aprecio o Filippo do Ruggero Raimondi. A sua vo...Eu aprecio o Filippo do Ruggero Raimondi. A sua voz de "basso cantante" enferma de alguma falta de ressonância nas profundezas do registo grave, tal como sucede com Nicola Rossi-Lemeni (mais com este último). Contudo, a nobreza do carácter está lá e o legato é impecável. Claro que, para um intérprete tão jovem aquando da gravação, afrontar um papel desta estatura numa época em que ainda pontificava Christoff e Ghiaurov encontrava-se na plenitude das suas faculdades vocais, não se afigura tarefa fácil. Na minha perspectiva, Raimondi não desmerece de todo.<br /><br />Um (outro) óbice desta gravação é o Grande Inquisidor do Giovanni Foiani, baixo sólido na melhor tradição italiana com bons graves, igualdade em todos os registos e volume quanto baste. Alas, falta-lhe uma maior individualidade e a qualidade do instrumento de um Martti Talvela, Giulio Neri ou Jerome Hines. À data do registo, eu teria optado por um baixo italiano (Bonaldo Giaiotti) ou um germânico (Gottlob Frick). A cena do confronto entre o monarca e o inquisidor, não obstante de óptimo nível, não atinge os píncaros de Christoff/Neri ou Ghiaurov/Talvela, para mencionar somente gravações de estúdio.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-57611317234045373582009-08-05T13:49:10.268+01:002009-08-05T13:49:10.268+01:00Concordo com o Raul. Destaco no entanto a Eboli da...Concordo com o Raul. Destaco no entanto a Eboli da Verret e a Elisabete da Caballé na sua melhor fase e quicá no seu melhor papel Verdiano. Também o Domingo está muito bem e dá-nos um heroi, ou antes anti-heroi, cheio de frescura e espontaniedade. A direção é a conhecer também.J. Ildefonso.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-66953293448919293612009-08-05T10:46:38.288+01:002009-08-05T10:46:38.288+01:00Só um "não" nesta versão, mas muito impo...Só um "não" nesta versão, mas muito importante: o Filipe de Ruggero Raimondi. O papel requer um baixo sonoro, quase profundo, tudo ao contrário deste grande Don Giovanni. O resto do elenco é ideal, mas para mim Don Carlo sem Filipe também ideal, não quero saber. Esta foi a razão por que não comprei esta versão. Esta ópera é aquela de que tenho mais versões e, sem margem de dúvida que ninguém se aproxima de Boris Cristoff ou de Nicolai Ghiaurov. O grande José van Dam tem uma interpretação superlativa, mas na versão francesa.Raulnoreply@blogger.com