tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post4960692295965300797..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: Platina!Il Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger29125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-29865472203495299542009-07-31T15:05:59.148+01:002009-07-31T15:05:59.148+01:00Luís,
A colecção é essa mesma , a do scala ;-)Luís,<br /><br />A colecção é essa mesma , a do scala ;-)Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-25552746481689700382009-07-31T15:00:43.271+01:002009-07-31T15:00:43.271+01:00Hugo,
O Don do Furt é soberbo, mas a qualidade da...Hugo,<br /><br />O Don do Furt é soberbo, mas a qualidade da imagem é o que se sabe...Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-75215331342802609602009-07-31T15:00:41.407+01:002009-07-31T15:00:41.407+01:00Hugo,
O Don do Furt é soberbo, mas a qualidade da...Hugo,<br /><br />O Don do Furt é soberbo, mas a qualidade da imagem é o que se sabe...Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-19670247029281539392009-07-31T14:35:07.449+01:002009-07-31T14:35:07.449+01:00Caro João,
aproveito o tema para lhe perguntar qu...Caro João,<br /><br />aproveito o tema para lhe perguntar qual o seu registo vídeo favorito do Don Giovanni. Estou a pensar em adquirir o DVD dirigido por Riccardo Muti com o Don de Carlos Alvarez. Uma performance muito bem referenciada, pelo que me foi dado a ler.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-35823702378465427182009-07-31T14:17:49.367+01:002009-07-31T14:17:49.367+01:00Caro João,
quem me tira o DVD dirigido por Furtwa...Caro João,<br /><br />quem me tira o DVD dirigido por Furtwangler, tira bastante...<br /><br />Caro Raul,<br /><br />a Sinfonia Fantástica abre caminho para todo um "sinfonismo" que se estende para lá da segunda metade do séc.XIX até ao romantismo tardio mahleriano. Uma obra verdadeiramente revolucionária.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-19590954147324249612009-07-31T13:12:50.880+01:002009-07-31T13:12:50.880+01:00Caro Raul,
Tenho também o Don de Karajan, em Salz...Caro Raul,<br /><br />Tenho também o Don de Karajan, em Salzburgo, já no fim da sua vida. Considero que está longe de ser uma versão definitiva, daí manter a busca por uma versão vídeo que a supere. Em áudio, creio que Giulini, Krips, Muti, Solti, Böhm (que era mozartiano até à quinta casa!) superam esta leitura de Karajan, que, não obstante o património vocal de grande valor (Ramey compõe um belo Don Giovanni, Furlanetto dá cartas em termos vocais e dramáticos, Varady dá corpo a uma Donna Elvira furiosa, indignada e indignante, e canta, a meu ver, maravilhosamente!, e Winbergh é muito superior a Araiza, diria eu, sem conhecer a versão de Muti. Sucede que a Donna Anna de Anna Tomowa-Sintow não me apraz e - discordo completamente de si - a Zerlina de Battle representa, a meu ver, um malogro em termos dramáticos.<br />A regência, como já referi, parece-me pesada, própria de uma obra romântica, esquecendo que Mozart era capaz de tocar os temas mais complexos da condição humana sem desprezar a delicadeza, a leveza e a doçura.Luís Froeshttps://www.blogger.com/profile/03635488317780003987noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-33619856329753737732009-07-31T13:04:23.626+01:002009-07-31T13:04:23.626+01:00Caro João,
Creio que a colecção de que fala será ...Caro João,<br /><br />Creio que a colecção de que fala será a colecção do Scala, que ando há uns tempos a namorar. Contém, se não me engano, para além do Don, uma Cosí dirigida por Muti, uma La Donna del Lado, com June Anderson (!), que também me interessa, pelo que, se apanhar a coleccção a baixo preço, vou por aí, sem dúvida!Luís Froeshttps://www.blogger.com/profile/03635488317780003987noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-41782837935314358012009-07-31T12:01:37.635+01:002009-07-31T12:01:37.635+01:00O comentário anterior foi meu.O comentário anterior foi meu.Raulnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-64702566262365476562009-07-31T12:00:43.107+01:002009-07-31T12:00:43.107+01:00Caro co-bloger Luís Froes,
Desculpe meter-me na c...Caro co-bloger Luís Froes, <br />Desculpe meter-me na conversa. Eu conheço muito bem esse Don do Scala, pois tenho-o há uns dez anos. Eu acho superior o Karajan / Ramey em Salzburgo, que também tenho. Para comprar esse do Scala, como o João disse, só a bom preço.<br />Na minha opinião e em desacordo com o João acho o Thomas Allen um Don médio. A melhor do Scala é sem dúvida a Gruberova na Dona Ana. Ann Murray canta bem, mas no limite. Leporello e Zerlina nada de especial e um Don Ottavio fraquíssimo (Araiza). Em Salzburgo tem duas Donas respeitáveis e uma Zerlina e um Leporello de sonho.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-8533955476110381772009-07-31T10:40:48.464+01:002009-07-31T10:40:48.464+01:00LUÍS,
Experimente o Don de Von Karajan dos anos 1...LUÍS,<br /><br />Experimente o Don de Von Karajan dos anos 1970, em Salzburgo, com Ghiaurov (ORFEO) e depois diga-me! Apesar dos méritos que descreve, creio ser uma alternativa decrépita...<br /><br />Quanto à encomenda, digo-lhe que, no ano passado, em Madrid, estive com esse Don e todas as outras óperas dirigidas por Muti no alla Scala (cerca de umas maravilhosas 15) por escassos 50 euros!!! Veja lá quanto lhe pedem só por esse Don!<br />;-)))Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-47447986174914810092009-07-31T02:35:54.665+01:002009-07-31T02:35:54.665+01:00Caro João,
Vou encomendar via Amazon o Don de Mut...Caro João,<br /><br />Vou encomendar via Amazon o Don de Muti no Scalla, como sugere.<br /><br />Não obstante considerar que Karajan era tudo menos mozartiano, o seu Don de Salzburgo, creio que de 1986, tem, no meu entender, alguns méritos: Ramey, Furlanetto, Varady, Winbergh são intérpretes demasiado bons para serem ignorados. A leitura orquestral peca por ser demasiado pesada, de que é emblemática uma «Overture» de um peso aterrador, quase brahmsiana. Enfim, na sua globalidade, não creio que seja uma leitura tão asquerosa assim!Luís Froeshttps://www.blogger.com/profile/03635488317780003987noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-40806214197919231792009-07-31T01:33:47.800+01:002009-07-31T01:33:47.800+01:00Caro Hugo,
Sim, percebo bem essa comparação. A Sin...Caro Hugo,<br />Sim, percebo bem essa comparação. A Sinfonia Fantástica, obra que eu adoro, rompe com convencionalismos e abre caminho para Tchaikovski e Sibelius.Raulnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-59386167620126195142009-07-30T23:14:43.787+01:002009-07-30T23:14:43.787+01:00Luís,
Há dois Don com o Allen em dvd. Tenho ambos...Luís,<br /><br />Há dois Don com o Allen em dvd. Tenho ambos. Opte pelo de Muti, no alla Scala. O de Conlon é dispensável.Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-31277501649858604602009-07-30T15:16:17.193+01:002009-07-30T15:16:17.193+01:00O registo que referi encontra-se disponível em dvd...O registo que referi encontra-se disponível em dvd, e baseia-se numa encenação semelhante à do Don dirigido por Karajan em Salzburgo, na década de 80, também disponível em formato visual.Luís Froeshttps://www.blogger.com/profile/03635488317780003987noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-61193384933651644722009-07-30T15:10:55.919+01:002009-07-30T15:10:55.919+01:00Caro João,
Creio que existe, para além do registo...Caro João,<br /><br />Creio que existe, para além do registo em dvd com Muti, um Don de Allen, com Carol Vaness no papel de Donna Elvira, dirigidos por James Conlon. Conhece?<br />Acho a Vaness uma Elvira maravilhosaaa!Luís Froeshttps://www.blogger.com/profile/03635488317780003987noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-55393480236073029372009-07-30T14:48:08.698+01:002009-07-30T14:48:08.698+01:00Luís,
Ambos são de segunda água. Se gosta de Alle...Luís,<br /><br />Ambos são de segunda água. Se gosta de Allen, opte por um Don de Glyndebourne, dirigido por Haitink (EMI). Dieskau não era Don, nem com boa vontade!Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-82362788595471133932009-07-30T14:34:19.961+01:002009-07-30T14:34:19.961+01:00Em matéria de Don Giovanni, o que pensam os caros ...Em matéria de Don Giovanni, o que pensam os caros senhores das seguintes versões:<br /><br />Allen/Mattilla/Araiza/Loyd/Marriner<br /><br />Fischer-Dieskau/Nilsson/Arroyo/BohmLuís Froeshttps://www.blogger.com/profile/03635488317780003987noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-20242836972716050502009-07-30T12:33:58.763+01:002009-07-30T12:33:58.763+01:00É curiosa a afirmação de Berlioz em relação a Ross...É curiosa a afirmação de Berlioz em relação a Rossini, uma vez que, na minha modesta opinião, o Guilherme Tell funciona como uma espécie de Sinfonia Fantástica, no campo operístico. Uma linguagem musical que nos surpreende pela inovação no contexto temporal em que foi produzida.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-7049958916204304682009-07-29T18:28:30.693+01:002009-07-29T18:28:30.693+01:00João,
Dos top 10 que refere, para mim, só o Don Gi...João,<br />Dos top 10 que refere, para mim, só o Don Giovanni merece esse lugar.<br />Os meus top 10 (sabe como eu gosto disto !!!) são:<br /><br />Don Giovanni<br />Norma<br />Otelo<br />Falstaff<br />Valquíria<br />Tristão e Isolda<br />Fidelio<br />Elektra<br />Barbeiro de Sevilha<br />a Obra PuccinianaRaulnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-13736334247964631032009-07-29T17:54:09.248+01:002009-07-29T17:54:09.248+01:00Raul,
Eu apenas falei na marca do bel canto! Obvi...Raul,<br /><br />Eu apenas falei na marca do bel canto! Obviamente, não se trata de uma criação belcantista tout court! Rossini, aqui, foi muito além, como o Raul diz!Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-14702237893562393072009-07-29T17:46:10.161+01:002009-07-29T17:46:10.161+01:00Acrescentando:
Esqueci-me de dizer que possuo a ve...Acrescentando:<br />Esqueci-me de dizer que possuo a versão em duplo dvd do Scala com Giogio Zancanaro no papel titular, mais ainda Chris Merrit e Cheryl Studer. Não podendo ombrear vocalmente com a versão cd da Decca, é, no entanto, bastante aceitável, cabendo o palmarés a Ricardo Muti, ao Zancanaro e à Studer.Raulnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-6800457043883507292009-07-29T17:39:35.403+01:002009-07-29T17:39:35.403+01:00Como disse ao João, conheço bem esta gravação, mar...Como disse ao João, conheço bem esta gravação, maravilha entre as maravilhas. A destacar, a meu ver, o dueto Tell-Arnoldo no primeiro acto. O concertante final é um prodígio do génio rossiniano. Aprecio muito a intervenção neste concertante do excepcional comprimario Piero di Palma no Gessler. Mas ao longo de toda a ópera, aqui e acolá, temos oportunidades de ouvir linhas magníficas. Não sou um incondicional da Selva Opaca, pois não a acho tão inspirada como o solo do soprano no início do terceiro acto. A ópera é coroada no quarto acto com a dificílima e belíssima ária de tenor "O muto asil del pianto", que mete num chinelo qualquer "Ah, mes amis". As interpretações nesta gravação são soberbas. Não são só os quatro nomes sonantes: são todos, a destacar o tenor Suarez no pescador (que bela ária logo no início!), o soprano Elisabeth Connell e Piero di Palma. <br />Quando o João nos fala de bel canto nesta ópera, eu torço um bocadinho o nariz. É lógico que estamos em Rossini, mas o que eu acho é que o genial compositor quer fugir a essa escola e a música parece, por isso revolucionária. Quando ouço alguns trechos do Guilherme Tell parece-me que estou a ouvir música duma época perto da Aida. Berlioz, senão me engano, disse que Deus fez o Mundo e Rossini o Guilherme Tell. <br />A versão francesa tem o valor que tem. Escrita em francês pensada em italiano. Curiosamente vi há uns quinze anos esta versão no São Carlos com Merrit e e AnaMaria Sanchez.Raulnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-21898060462760031452009-07-29T13:40:20.477+01:002009-07-29T13:40:20.477+01:00-Serve!... :-)
Many thanks, Dissoluto.
LG-Serve!... :-)<br />Many thanks, Dissoluto.<br />LGmr. LGnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-48742184920806495672009-07-29T11:51:59.626+01:002009-07-29T11:51:59.626+01:00Pois é, de todo o cast talvez seja a Freni que mai...Pois é, de todo o cast talvez seja a Freni que mais surpreende, não por ser melhor do que os seus companheiros, mas por conseguir ser tão boa quanto eles mesmo estando a cantar um papel que requer qualidades que à priori não seriam aquelas que imediatamente lhe associamos. Grande elenco.<br />A versão francesa conta com um bom elenco, Gedda em excelente forma, mas infelizmente a Caballé num ano em que gravou Norma, Líu, vários recitais e o Guilherme Tell quer por escassa afinidade com o papel ou preparação insuficiente desilude muito. Para além do mais o seu francês é por assim dizer muito pessoal:-)J. Ildefonso.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-53331540441841307202009-07-29T11:46:47.031+01:002009-07-29T11:46:47.031+01:00Não acredito!
João estás rendido à ópera séria Ro...Não acredito!<br /><br />João estás rendido à ópera séria Rossiniana!J. Ildefonso.noreply@blogger.com