tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post484182172610005226..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: 30 Anos...Il Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-17869280548452008652007-09-28T15:17:00.000+01:002007-09-28T15:17:00.000+01:00Imaginemos uma Maria Callas A e uma Maria Callas B...Imaginemos uma Maria Callas A e uma Maria Callas B. A Maria Callas A é a voz fabulosa que todos conhecemos, a Maria Callas B é o soprano da Sonâmbula, do Rigoletto, da Lucia,..., mas nunca aborda a Norma, a Aida, a Gioconda,...<BR/>Terão o mesmo valor as interpretações da Amina, da Gilda, da Lucia, todas muito grandes, mas com rivais, da Callas B que as mesmas interpretações pela Callas A? Penso que não. O que torna únicas estas interpretações da Callas A é o facto de as alternar com a Norma, a Gioconda a Lady,.... Conclusão e querendo dar razão ao meu raciocínio: é nas interpretações onde ela é única e sem rivais ao ponto de, para os melómanos, se identificar com as personagens, servindo tiranicamente de modelo e de termo de comparação (Quem ouve um outro "Sediciozi voci" e não compara logo com a Callas ?)que coloco como primeira referência para a Callas:<BR/>Norma, Medea, Gioconda, Macbeth, Anna Bolena.<BR/>Mas a Callas é fabulosa em todo o Bellini, na Lucia, na Traviata, no Baile de Máscaras e na Tosca.<BR/>Nas outras óperas tem muito poucas - às vezes só uma - competidoras que a ultrapassam, como é o caso da Price no Trovador e Aida e da Tebaldi na Força do Destino e na Bohéme.<BR/>RaulAnonymousnoreply@blogger.com