tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post3914228000184714418..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: Da ManiaIl Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-38804998895431077312007-01-28T01:43:00.000+00:002007-01-28T01:43:00.000+00:00Excelente poster.
Mais alguns exemplos:
Bastianini...Excelente poster.<br />Mais alguns exemplos:<br />Bastianini foi inicialmente um baixo, cantando o Don Basílio, por exemplo.<br />Regine Resnik foi no início da carreira um soprano, cantando a Sieglinde, passando àquele mezzo cheio de graves dramáticos ilustrados na sua imortal Klytemnestra.<br />Paolo Silveri, muito activo no início,da década de 50 e com presenças em estúdio (Gioconda, com a Callas, Tosca, com a Stella, Don Carlo, Guilherme Tell, Nabucco, Simão Boccanegra, ...)começou baixo, passou a barítono e ainda tentou o Otelo, regressando sensatamente ao registo barítono.<br />Para mim, o problema do Placido Domingo cantar barítono é externo e daí eu não apreciar o seu Fígaro.O grande tenor habituou os nossos ouvidos ao seu maravilhoso timbre nesta tão longeva carreira, dando testemunho de quase tudo o que se escreveu para tenor lírico, lírico-dramático e heldentenor, que ouvi-lo em papel baritonal nunca nos vai fazer esquecer que é um tenor a cantar um papel de barítono. <br />Raul Andrade PissarraAnonymousnoreply@blogger.com