tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post2825374042970844255..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: Esse Obscuro Objecto PERVERSO: Buñuel, Freud, Wagner, Böhm, King & RysanekIl Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-55124455182757544632009-03-15T19:02:00.000+00:002009-03-15T19:02:00.000+00:00Caro Raul, como cachimbo da paz, lá vai o meu come...Caro Raul, como cachimbo da paz, lá vai o meu comentário ao seu post:<BR/>Quanto à versão Walter: Lauritz e E. List estão superlativos, Lehmann convence-me menos (vocalidade um bocado datada, para mim…).<BR/>Knappertsbusch: Svanholm/ Flagstad autênticos deuses, é certo, mas já muito maduros… em demasia.<BR/>Furtwangler dá espaço a Rysanek para esta começar a moldar, para o resto da sua carreira, uma das suas maiores criações em palco: a nossa tão sentida Sieglinde; mas Suthaus não lhe comunica muito além da sua voz possante de verdadeiro deutsche heldentenor (que hoje nós tanto choramos para as ter… e não temos! :´-( ). Boa escolha de Herr Doktor Furt em ter seleccionado Suthaus (também para o Tristan52 EMI), sim senhor…<BR/>Infelizmente não possuo na íntegra a sagrada versão Solti, mas já ouvi extractos do seu Iº acto e concordo plenamente consigo ao colocá-la lá bem no alto: é uma vocalidade mais próxima de mim e dos meus gostos e adjectivar Crespin e King cai na redundância.<BR/>Quanto a Bohm, é Rysanek que pega fogo a King e o resultado é o que já se sabe. <BR/>E é aqui que eu toco: na teatralidade. Se os outros pretéritos (wink para o nosso Dissoluto :-) ) vocalmente são perfeitos, dramático-teatralmente deixam muito a desejar. King, Rysanek e Crespin aproximam-se mais da nossa concepção Ópera-teatro, por isso levam a minha palma.<BR/>Nos tempos de hoje já não há esse equilíbrio: o teatro agora impõe-se à vocalidade e não quer saber desta para nada… e os resultados infelizes estão à vista: ontem vi no canal mezzo extractos da Valquíria Ring/Stuttgart – <BR/>Appalling! Awful, real awful: Wotan monolítico de Rootering que acende televisões quando chega ao rochedo das Valquírias (!!!!), A. Denoke uma Sieglinde com voz (fraca!) de Mimi, R. Gambill sem topo de tessitura, uma Walkure R. Behle que nem comento…<BR/>Já nem a veracidade dramática/teatral dos Walsung Twins encarnada (quase!) na perfeição por Chéreau/Altmeyer e Hofmann Centennial Ring/Bayreuth 76-80 importa!! É passadista e fora de moda!!! Onde nós chegamos, meu Deus!!!...<BR/>E é exactamente nesta versão televisionada Ring/Chéreau que se nos oferece o mais ardente testemunho do amor Sieglinde/Siegmund. Aqui a força teatral é, na realidade, brutal!!!! -como está agora na moda dizer!!... :-)- e é aqui que eu vejo o amor carnal, das almas de Sieglinde e Siegmund e esqueço-me da “porcaria” do incesto …que, continuo a dizer, preciso de esclarecimentos sobre esta matéria em Wagner, Sieglinde, Siegmund…<BR/>Meu Deus… isto vai longo… e as divagações Siegmund/Sieglindescas são tantas, que daqui a pouco já não apanho a padaria aberta pra comprar pão pó jantar - eu sei que estou a escrever mal, depressa e em linguagem mobile phone… ;-) <BR/>It´s a pleasure, always.<BR/>See Ya all.<BR/>Mr. LG<BR/><BR/>P.S.voltem Jeannine Altmeyer e Peter Hofmann, estão perdoados!!... snif... :´-( :-D :-DAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-52965274936222971762009-03-15T11:42:00.000+00:002009-03-15T11:42:00.000+00:00Deste dueto, das páginas mais belas no mundo da óp...Deste dueto, das páginas mais belas no mundo da ópera, onde cascatas de música se sucedem a mais cascatas de música, existe a interpretação perfeita: Bruno Walter dirigindo Lauritz Melchior e Lotte Lehmann. Como já uma vez o João referiu "qualquer bom chefe de família" deve possuía-la. O par King/Rysanek é fabuloso, mas não é superior ao King/Crespin, Suthaus/Rysanek ou Svnholm/Flagstad.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-85576247167265768132009-03-14T13:26:00.000+00:002009-03-14T13:26:00.000+00:00Caro Dissoluto: ainda não tenho, como sabe, bagage...Caro Dissoluto: ainda não tenho, como sabe, bagagem buñuelista o suficiente para a discutir como deve de ser. No entanto o fenómeno incestuoso Sieglinde/Siegmund carece ainda em mim de uma boa explicação racional que não o acantone nas perversões ou monstruosidades humano-comportamentais. Preciso de alguém que mo clarifique tintim por tintim; porque, por enquanto, ainda sou uma gostosa vítima da paixão lírico-arrebatadora assinada por Wagner na sua superlativa DIE WALKURE.<BR/>Peço esclarecimentos… a alguém… :-)<BR/>All the best.<BR/>O seu costumeiro,<BR/>LG<BR/><BR/>P.S. Quanto à força de King e Rysanek, esta é indiscutível! Mas... haverá melhor??... :-)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-50698604404628459782009-03-10T22:49:00.000+00:002009-03-10T22:49:00.000+00:00Anónimo,Acha a minha crítica mordaz e fria?! Nunca...Anónimo,<BR/><BR/>Acha a minha crítica mordaz e fria?! Nunca dei por isso...Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-87561907005148487042009-03-10T13:05:00.000+00:002009-03-10T13:05:00.000+00:00tá explicado a critíca mordaz e fria deste blog......tá explicado a critíca mordaz e fria deste blog.... provém do cérebro perpiscaz e treinado de um psicólogo ou psiquiatra ou coisa similar e/ou parecidaAnonymousnoreply@blogger.com