tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post2068796784539858018..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: I was told by a bird...Il Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-28853687138727524462010-11-03T09:50:55.095+00:002010-11-03T09:50:55.095+00:00Caro Hugo
Também eu ando à procura dessa Carmen V...Caro Hugo<br /><br />Também eu ando à procura dessa Carmen Verret/Domingo/Solti.<br />Tenho a versão com a Vitoria de los Angeles que é maravilhosa mas gostava de experimentar outras laternativas.J. Ildefonso.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-40868872746230332392010-11-02T23:36:42.704+00:002010-11-02T23:36:42.704+00:00Caro Hugo Santos,
suponho que se trata de um Disc...Caro Hugo Santos, <br />suponho que se trata de um Disco, não? Editado por que etiqueta?<br />Já agora estive no seu Blog e, infelizmente, os registos sonoros para escuta da Tosca Corelli67 e da Elektra Met66 no meu computer desapareceram, ou, como eu digo, escafederam :-D<br />Tinha toda a curiosidade do mundo em os escutar... oh, se tenho, meu Deus ;-))<br />LGMr. LG, el MIsternoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-84180088264683946772010-11-02T19:21:29.559+00:002010-11-02T19:21:29.559+00:00Caro Mr.LG,
experimente a audição do registo (que...Caro Mr.LG,<br /><br />experimente a audição do registo (que, por sinal, deu origem à gravação comercial) ao vivo da Carmen, oriundo de Covent Garden (1973), com Verrett, Domingo, Te Kanawa e Van Dam, dirigidos por Solti (1973). Todos numa forma estupenda, contribuindo para um espectáculo absolutamente febril.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-39119920871530717192010-11-02T12:46:22.596+00:002010-11-02T12:46:22.596+00:00Viva Caro Portas, como está o nosso Portas?... :-)...Viva Caro Portas, como está o nosso Portas?... :-)<br />Essa versão da Carmen Berganza, Domingo, Milnes, Cotrubas, Abbado DG é famosíssima. Não a possuo.<br />Nunca me cairam muito no goto as Carmens mais musicais do que as mázonas. Nunca escutei Berganza neste papel, embora sei que quando o fez em palco tornou-se uma sensação e uma nova visão do papel, ao tempo. Isto já nos idos de 80, acabava eu de entrar nesse universo do género musical chamado de Ópera ;-))<br />Hoje as palmas vão todas para as visões Carmenianas mais light e de estilo musical “mais autêntico” de Caterina Antonacci e de Garanca.<br />Beatrice Uria-Monzon, também detentora recente do papel, nunca me convenceu.<br />Prefiro Carmens mais canalhas, cabronas, filhas da real senhora (para bom entendedor, meia palavra basta :-) ) estilo Regina Resnik, de quem possuo a versão para a Decca, que até a considero muito, ao lado de Del Monaco e da superlativa Sutherland.<br />Grace Bumbry deixa-me insatisfeito, muito pouco talento a representá-la em palco. Sedutora à Força… não gosto. O mesmo se passa com Agnes Baltsa.<br />Admiro, e muito (!), Elena Obraztsova. <br />Nunca vi ou escutei alguma versão com Shirley Verrett, infelizmente. Sei que existem, mas no domínio da pirataria gravada.<br />Também não possuo a versão Solti/ Troyanos/ Domingo/ Decca… se calhar, um dia, uma nova revelação :-))<br />Um abração e grato pela sua atenção.<br />LGMr. LG, el MIsternoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-24375808514163810632010-10-31T15:55:27.355+00:002010-10-31T15:55:27.355+00:00J Ildefonso,
Many Thanks pela informação.
Por acas...J Ildefonso,<br />Many Thanks pela informação.<br />Por acaso já a tinha lido em qualquer lado. :-)<br />LGMr. LG, el Misternoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-68189791444997212362010-10-31T13:07:53.719+00:002010-10-31T13:07:53.719+00:00Caro LG
A Matilla numa atitude muito profissional...Caro LG<br /><br />A Matilla numa atitude muito profissional e de grande capacidade autocritica resolveu cancelar todas as récitas já programadas da Tosca e abandonar o papel definitivamente.J. Ildefonso.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-31981769166709160922010-10-31T05:02:23.872+00:002010-10-31T05:02:23.872+00:00Ando para comprar o Guglielmo Tell,aquele com o Pa...Ando para comprar o Guglielmo Tell,aquele com o Pavarotti e R.Chailly,Freni-Decca,tem um som simplesmente fabuloso,há-de cá chegar,mas não estou disposto a desembolsar quase 40 euros pela peça.<br />É curioso que da década de 70,tenho escutado gravações maravilhosas,ainda antes da chegada do cd.A Carmen é outro exemplo,um som fantástico,Placido Domingo/Teresa Berganza/Ileana C./Milnes,tem feito as minhas delícias nos ultimos tempos.portasabertascadeirasaosocohttps://www.blogger.com/profile/16584036607788670465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-23425671735279501332010-10-30T16:57:17.078+01:002010-10-30T16:57:17.078+01:00Dissoluto,
Já sabia que…
http://www.youtube.com/w...Dissoluto,<br />Já sabia que…<br /><br />http://www.youtube.com/watch?v=Lmfjrz8lECY&feature=player_embedded<br /><br />… não sei porquê, faz-me lembrar a minha diva de eleição dos Nineties: La Marton… ;-)<br />... não se zangue ;-)<br />... mas Mattila revela-se de rosto mais magro. :-)<br />Pelo que se escuta, não antevejo assim um grande “Vissi d´arte…”<br />É da minha opinião que deve continuar a Postar sobre as últimas novidades da EMI Classics - The Home of Opera. Dá pano para mangas, que é como quem diz, para os mais variados assuntos e debates. :-)<br />See ya.<br />LGmr. lg, el misternoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-28474406270508866952010-10-30T11:48:17.948+01:002010-10-30T11:48:17.948+01:00Voltando ao assunto do Eléctrico Chamado Desejo:
F...Voltando ao assunto do Eléctrico Chamado Desejo:<br />Fui ontem ver, mas não fiquei espantado. Está bem bom. Por melhor actriz que a Alexandra Lencastre seja, a sua fatiga inerente à maratona de telenovelas da TVI em que tem participado é óbvia. A sua actuação foi tipo a do cantor que estudou bem as árias mas que se esqueceu do resto. Aqui, refiro-me aos monólogos.<br />A encenação pareceu-me muito interessante (lembrou-me aquela Manon não sei de onde com o Grigolo e a Netrebko há meses), se bem que tenha ouvido dizer que, em relação à obra-prima, é pobre.Plácido Zacariashttps://www.blogger.com/profile/15710735406060511794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-81469156760430145392010-10-27T16:51:25.749+01:002010-10-27T16:51:25.749+01:00Segundo ouço, aí está a referência de “Le Pêcheurs...Segundo ouço, aí está a referência de “Le Pêcheurs de Perles”. Não possuo esta referência.<br />Não sou grande especialista da Ópera barroca,por isso não digo nada do Serse de Haendel/Christie, Les Arts Florissants.<br />Quanto ao Tannhauser/Haitink<br />****/5<br />Inesquecível Lucia Popp :-) Klaus Konig é que estraga tudo :-P…<br />O mesmo “quase” se passa com o Wozzeck de Alban Berg. Também, verdade seja dita, nunca achei Angela Denoke “qualquer coisa” ou nada mesmo de especial. Versão que, prevejo, não atrairá ninguém.<br />Quanto a Guillaume Tell de Rossini, não possuo alguma versão, infelizmente. Por isso, ou apanho a versão Chailly/ Pavarotti/Freni/Decca The Originals com Libretto impresso, ou espero por António Pappano e a Accademia Nazionale di Santa Cecília, que acabou de realizar uma versão de concerto desta mesma obra em Roma, que se espera sairá para breve pela mão da mesma EMI e com respectivo Libretto 100% letra legível, não as miniaturas que a série The Originals nos tem habituado… o que já não é nada mau<br />… não digas que não, LG…<br />Isto numa época em que uma das Majors das Majors, esta mesma EMI, cede à moda<br />… Raios a partam!...<br />De Librettos em PDF via computer, como se se lesse e escutasse verdadeiramente (com gosto, saber e concentração !!) Ópera pelo altifalante de um computador. …?? ... !!<br />:-P<br />LGMr. LG, el Misternoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-70406563322323719362010-10-27T06:32:03.749+01:002010-10-27T06:32:03.749+01:00It was not told by a little bird, mas por um mocho...It was not told by a little bird, mas por um mocho experiente que recomenda para variar alguma música, que nunca foi referida neste blogue.<br />Para já três obras-primas: <br />1. Borodin, O Príncipe Igor<br /> Recomendo da Sony: <br /> Emil Tchakarov: Stefka Evsatieva, Nikolai Ghiaurov, Nikola Ghiuselev, Kaludi Kaludov, Boris Martinovich, Alexandrina Miltcheva<br />2. Mussorgsky, Khovanshchina<br /> Recomendo da Sony:<br /> Emil Tchakarov: Nicolai Ghiaurov, Alexandrina Miltcheva, Kaludi Kaludov, Nicola Ghiuselev, Zdravko Gadjev<br />3. Berlioz, Benvenuto Cellini<br /> Recomendo da Virgin:<br /> John Nelson: Gregory Kunde, Patricia Ciofi, Joyce DiDonato, Jean-François Lapointe, Laurent Naouiri<br /><br />E ainda recomendo uma joia, que é: Eugen D'Albert, Tiefland <br />E a ópera degenerada (para os nazis), cujo o autor morreu num campo de concentração:<br /> Schulhoff, Flammen <br />Há a versão da Decca, a que possuo, com um elenco de luxo (John Mauceri: Kurt Westi, Jane Eaglen, Iris VermillonRaulnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-24738545790241681342010-10-25T21:39:26.777+01:002010-10-25T21:39:26.777+01:00E esse Tanhäuser? E esse Xerxes? Oh! O mercado dis...E esse Tanhäuser? E esse Xerxes? Oh! O mercado discográfico apresenta-se sempre em lingeries chocantes por alturas do Natal...!Gus On Earthhttps://www.blogger.com/profile/06953137504655481031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-39546750714737243062010-10-25T20:52:05.357+01:002010-10-25T20:52:05.357+01:00Esse Pecheurs de perles interessa-me!Esse Pecheurs de perles interessa-me!bloggerhttps://www.blogger.com/profile/14326628028990007531noreply@blogger.com