tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post1906845477582006491..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: The Fly ossia A VarejeiraIl Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-87108396588257641362008-07-15T02:18:00.000+01:002008-07-15T02:18:00.000+01:00Thea, Eu persuado sempre que for claro, um pouco d...Thea, <BR/>Eu persuado sempre que for claro, um pouco distante, mas com bons argumentos. É lógico que ao ler "este/a é o/a melhor..." eu pondero, mas tem que ver com a pessoa que diz isso. <BR/>Agora quando o crítico Jorge Calado me vem com "Haendel é o maior compositor de óperas de sempre", com o qual discordo "visceralmente", eu considero uma "boca de crítico".<BR/>RAULAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-69702715649502507892008-07-09T09:24:00.000+01:002008-07-09T09:24:00.000+01:00Raul,Julgo entender o que quer dizer, Haverá porve...Raul,<BR/>Julgo entender o que quer dizer, Haverá porventura uma concepção diferente do que será uma critica apaixonada. Não entendi muito bem o que entende por "persuadir". Em todo o caso parece-me que quanto ao essencial estamos de acordo, o importante é que a palavra, também a da crítica, não emparede o pensamento nem a alma.<BR/><BR/>TheaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-21323297280717404302008-07-09T04:26:00.000+01:002008-07-09T04:26:00.000+01:00Thea, Pelo contrário, uma crítica apaixonada é ceg...Thea, <BR/>Pelo contrário, uma crítica apaixonada é cega, emparededora, limitada, não deixando espaço para outros, pois apropriou-se dele de forma fundametalista.<BR/>Em ópera, se eu quero criticar o objecto para que os outros conheçam a minha opinião, eu devo persuadir, para depois se ir para a discussão, como tão bem se faz neste blogue.<BR/>RAULAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-87527480650602305032008-07-07T21:54:00.000+01:002008-07-07T21:54:00.000+01:00Acho que entendo o vosso ponto de vista. Mas, pess...Acho que entendo o vosso ponto de vista. <BR/>Mas, pessoalmente, não sou tão avessa com respeito às críticas apaixonadas,em arte, desde que informadas e desde que fique claro e visível que estamos perante uma paixão. <BR/>Afinal uma crítica é sempre uma leitura pessoal e histórica. Serve para suscitar dúvidas,estimular o(s) pensamento(s). <BR/>Para a informação haverá outras fontes.<BR/><BR/>Por vezes as críticas mais "objectivas",não deixam de conter paixões, só que não as explicitam. E, nesse sentido, <BR/>deixam-nos só aparentemente mais esclarecidos...por vezes menos críticos...e muitas vezes tristemente desapaixonados...<BR/>o que é uma prisão da alma em arte, como de resto noutras dimensões da vida.<BR/><BR/>Teresa (tea, thea)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-73082629706688202602008-07-07T04:07:00.000+01:002008-07-07T04:07:00.000+01:00João,Concordo plenamente consigo: prefiro mil veze...João,<BR/>Concordo plenamente consigo: prefiro mil vezes a crítica sensata, equilibrada e desapaixonada dos ingleses. A crítica francesa persiste em "odiozinhos de estimação", usa termos vulgares e cai, como muito bem diz, na "snobeira". Claro, com em tudo, há excepções. Não por acaso que Verdi e Wagner pensavam o pior do gosto musical dos parisienses. Aquela de impor um bailado em cada ópera é o que se pode chamar um "atentado à criatividade artística".<BR/>RAULAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-53701072023876379142008-07-06T09:47:00.000+01:002008-07-06T09:47:00.000+01:00Fernando, Era o que mais faltava se tivéssemos de ...Fernando, <BR/><BR/>Era o que mais faltava se tivéssemos de tomar decisões com base em opiniões críticas! Aqui para nós, na nossa área, haverá duas que respeito - Jorge Calado (com as devidas reservas, relativas a uma passionalidade snob) e Bernardo Mariano.<BR/><BR/>A música e criação destinam-se a ser fruídas pelo povo, não pelo erudito ressabiado, de mal com a vida ;-)Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-59946074046422533272008-07-06T09:43:00.000+01:002008-07-06T09:43:00.000+01:00Teresa,Basta clicares nas citações para conheceres...Teresa,<BR/><BR/>Basta clicares nas citações para conheceres os jornalistas franceses!<BR/>O irónico da questão é que a crítica francesa, quase invariavelmente extrema as suas posições, ao passo que a inglesa é mais moderada! Como imaginas, conheço muito bem a crítica dos franceses e revejo-me nela, mas a sua snobeira é fastidiosa!Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-5579167700466702332008-07-05T23:25:00.000+01:002008-07-05T23:25:00.000+01:00Pois não sei se será snob mas coloca em meu enten...Pois não sei se será snob mas coloca em meu entender uma questão interessante. se o público gostou (tanto?) e o critico não, de quem é a razão? É claro que esta questão não se esgota nesta única ocasião. Do ponto de vista geral qual a sua opinião?Fernando Vasconceloshttps://www.blogger.com/profile/12574798160588857066noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-8457747766940278052008-07-05T10:33:00.000+01:002008-07-05T10:33:00.000+01:00Apenas um reparo:A critica gaulesa é de quem (auto...Apenas um reparo:<BR/><BR/>A critica gaulesa é de quem (autor do texto que citas)?<BR/>Parece-me uma critica que procura ser clara e justificar os juizos que o seu autor vai produzindo , o que permite que seja contestada e discutida por quem tenha opinião diferente e, nesse sentido, não me parece snob. Termina com a constatação de uma diferença, amarga, é verdade, e ainda crítica, entre o critico e o público ...."le public à aimé".<BR/><BR/>Segundo o crítico não terás perdido grande coisa ao trocares o Châtelet pela SPP para uma conferência sobre "as raizes da intolerância" ;-)<BR/><BR/>PS- A foto da varejeira é magnífica!<BR/><BR/>TeresaAnonymousnoreply@blogger.com