tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post1693789051848241575..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: HerbertIl Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-65644922489819258772009-07-31T01:09:36.336+01:002009-07-31T01:09:36.336+01:00Este Otelo, como já referi noutro comentário, é fa...Este Otelo, como já referi noutro comentário, é fabuloso, mas nada pode substituir a versão de Toscanini, que conheceu Verdi e estava na orquestra na estreia mundial. Toscanini "bate" Karajan, no ritmo - uma espécie de nervosismo constante -, no acompanhamento do diálogo Iago-Roderigo e nesse momento único que é o concertante final do terceiro acto.<br />Sem a menor dúvida: Tito Gobbi é o Iago ideal no que de pérfido tem a personagem, mas Giuseppe Valdengo não o é menos e Giuseppe Taddei reúne à perfídia, a brutalidade e a voz, que tem mais que Tito Gobbi.<br />Cada época teve o seu Otelo: Tamagno, o criador, Martinelli, Vinay, del Monaco, Vickers e Domingo. Jon Vickers em entrevista dizia que ele seguia a linha Vinay e o Domingo a do del Monaco. Nada mais verdade. Para mim o momento mais oteleano é o "Dio! mi potevi scagliar" e aí o Vinay dirigido pelo Toscanini não tem rival.Raulnoreply@blogger.com