tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post1379809875060043329..comments2023-11-03T08:57:04.202+00:00Comments on Ópera e Demais Interesses: Andrea Chénier - Teatro Real, Março de 2010Il Dissoluto Punitohttp://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comBlogger33125tag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-60680548394882460972010-03-22T03:40:09.809+00:002010-03-22T03:40:09.809+00:00" Ele até confunde tenores com barítonos. &qu..." Ele até confunde tenores com barítonos. "<br />caro anónimo,retire o " con " ,gosto mais :)))portasabertascadeirasaosocohttps://www.blogger.com/profile/16584036607788670465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-27452312214816829842010-03-21T23:04:31.573+00:002010-03-21T23:04:31.573+00:00O "funiculi, funicula" chega para o Port...O "funiculi, funicula" chega para o Portas e a lavar a louça é perfeito. Para quê a ópera? Ele até confunde tenores com barítonos.<br />FechadurasecadeirasdedescansoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-82495218114708876532010-03-21T09:45:04.434+00:002010-03-21T09:45:04.434+00:00Eu não sei se é spinto ou meio spinto,ou mezzo spi...Eu não sei se é spinto ou meio spinto,ou mezzo spinto,mas que me dá um grandessíssimo prazer ouvir o Lanza a cantar "funiculi funiculá",lá isso dá,sobretudo quando estou a lavar a loiça :))))<br />se não experimentaram ainda,deveriam!concilia técnica com prazer na perfeição :)portasabertascadeirasaosocohttps://www.blogger.com/profile/16584036607788670465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-69808957528182552082010-03-15T19:44:22.852+00:002010-03-15T19:44:22.852+00:00Excelente comentário Hugo.Excelente comentário Hugo.J. Ildefonso.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-68408047946949527772010-03-14T03:21:08.383+00:002010-03-14T03:21:08.383+00:00ok,vou-me marimbar então :)
prazer 1 técnica 0 (a...ok,vou-me marimbar então :)<br />prazer 1 técnica 0 (ao intervalo)portasabertascadeirasaosocohttps://www.blogger.com/profile/16584036607788670465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-46081121195509907712010-03-14T03:07:27.696+00:002010-03-14T03:07:27.696+00:00Portas,
O homem, marimbe-se para a técnica :) A t...Portas,<br /><br />O homem, marimbe-se para a técnica :) A técnica é um ponto de somenos, neste capítulo do gosto!!! Oiça o que lhe apraz!Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-76953162539859151042010-03-14T03:02:45.294+00:002010-03-14T03:02:45.294+00:00Eu já li tudo o que escreveram,e de tudo entendi u...Eu já li tudo o que escreveram,e de tudo entendi um pouco.Umas coisas fazem-me confusão,outras nem tanto.Normal,não estou ao nível do conhecimento tecnico.Mas,falando de prazer,pois aí devo dizer que os meu favoritos sao o Mário Lanza e o Del Monaco.Dizer porquê é que já é mais difícil :)portasabertascadeirasaosocohttps://www.blogger.com/profile/16584036607788670465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-34587699551160725532010-03-14T02:02:56.605+00:002010-03-14T02:02:56.605+00:00Caro Hugo,
Há tanto para comentar no que acaba de...Caro Hugo, <br />Há tanto para comentar no que acaba de dizer e que no fundo está tudo muito claro e bem aristotélico e, ao mesmo tempo, a fugir a isso. Falando dos peruanos Alva e Florez, com reportório semelhante, mas mais abrangente o último (I Puritani) pelas razões que muito bem referiu. Só queria fazer aqui o elogio de Luigi Alva que poucas lições teve do passado e que tão grande intérprete foi de alguns papéis como o Almaviva (não conheço melhor), Don Ottavio e Fenton ombreando, por direito próprio, com os melhores cantores do mundo e em gravações entre as melhores que existem.<br />A minha arrumação fugiu de epítetos, pelas possibilidades que faz o Gigli cantar o Radamés e muito bem, estando longe de o ser, e achar que o Bjorling é um Radamés natural. Talvez eu esteja equivocado.<br />Também nunca tive dúvidas de arrumar na mesma gaveta o del Monaco e o Corelli e chamá-los tenores dramáticos, embora o faça de uma forma genérica e, por isso, inclua o Vickers e o Vinay, todos Otelos, mas mais com a intenção de não deixar entrar outros para a prateleira, nomeadamente o Domingo. Sobre o di Stefano há muito para dizer, pois sempre achei que a sua extraordinária voz podia abranger papéis mais dramáticos, como o próprio Otelo.<br />RAUL<br /><br />Queria acrescentar que o seu texto sobre os tenores é uma síntese muito lúcida.<br />RAULAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-17345213432352808712010-03-13T21:01:09.095+00:002010-03-13T21:01:09.095+00:00Caro Raul,
como referi num comentário a um texto ...Caro Raul,<br /><br />como referi num comentário a um texto anterior, o facto de as categorias vocais não serem herméticas dificulta uma catalogação que, por vezes, tenho necessidade de efectuar como ponto de referência quando procuro avaliar um intérprete.<br /><br />De entre os nomes que mencionou temos o "tenorino" Juan Diego Florez e o tenor ligeiro Luigi Alva. Embora partilhem algum reportório (Rossini), o primeiro destaca-se pela facilidade nos agudos que o segundo nunca possuiu. Florez é igualmente superior na execução das "fioriture". Por seu turno, Luigi Alva possui um timbre mais redondo, ao passo que a voz de Florez é algo nasalada.<br /><br />A Luigi Alva acrescento o nome de Tito Schipa, um "tenore di grazia" tal como o nosso Tomaz Alcaide. Contudo, ao assumir papéis como o Werther, por exemplo, Schipa afasta-se de Alva e aproxima-se dos tenores líricos tais como Alfredo Kraus, Alain Vanzo, Giuseppe Di Stefano e Jose Carreras. Instrumentos diversos e diferentes percursos, pese embora a característica lírica da voz, comum a todos.<br /><br />Chegados à categoria "lírico-spinto" encontramos os nomes de Beniamino Gigli, Carlo Bergonzi, Placido Domingo e Jussi Bjorling. Quatro intérpretes que habitaram com igual segurança o território mais lírico e o "spinto", ou seja, aquele que requer maior volume e robustez de emissão, aliado a uma determinada flexibilidade e brilho na região aguda (que nem todos possuem).<br /><br />Mario Del Monaco e Franco Corelli são dois tenores que podemos considerar dramáticos ou "di forza". Timbres mais escuros mas igualmente brilhantes, com um volume vocal imenso mas menor flexibilidade. O "heldentenor" é a variação germânica do tenor dramático. Aqui misturam-se quer os instrumentos mais heróicos (Melchior, Windgassen) como os baritonais (Vinay).<br /><br />Concluo, reiterando o que afirmei no início deste texto. Por mais que, tal como acabei de fazer, se tentem blindar as tipologias vocais, a voz humana é assaz única para se submeter a uma rotulagem a toda a prova.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-48352490702351204452010-03-13T19:09:02.124+00:002010-03-13T19:09:02.124+00:00Portas,
Marimbe-se para as classificações! A arte...Portas,<br /><br />Marimbe-se para as classificações! A arte é para ser degustada, creio...<br /><br />O que interessa, verdadeiramente, é que Hvorostovsky é um dos grandes, um iluminado. O resto é palha :)Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-13207980552669609452010-03-13T18:58:00.419+00:002010-03-13T18:58:00.419+00:00Com essa é que me lixou,nunca pensei que Hvorostov...Com essa é que me lixou,nunca pensei que Hvorostovsky fosse um barítono,com aquele vozeirão enorme,....bem....é porque é!não pesco mesmo nada do assunto!abraços Disssolutoportasabertascadeirasaosocohttps://www.blogger.com/profile/16584036607788670465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-19541742751640902992010-03-13T17:46:51.639+00:002010-03-13T17:46:51.639+00:00Portas,
O Hvorostovsky é uma barítono - voz médi...Portas, <br /><br />O Hvorostovsky é uma barítono - voz média à mi chemin entre o agudo (tenor) e o grave (baixo). Got it?! :)Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-56069716761806508532010-03-13T11:57:56.335+00:002010-03-13T11:57:56.335+00:00" Prosaicamente: agudo ágil e penetrante, com..." Prosaicamente: agudo ágil e penetrante, com robustez dramática e volume, ossia o mais machão dos tenores ;-) "<br /><br />Um galo,quer você dizer?!<br />Agudo ágil....ah pois,aí acho que o Hvorostovsky já não entra.portasabertascadeirasaosocohttps://www.blogger.com/profile/16584036607788670465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-72264861360765092032010-03-13T11:52:38.442+00:002010-03-13T11:52:38.442+00:00sim Dissoluto,uma ideia e várias ao mesmo tempo :)...sim Dissoluto,uma ideia e várias ao mesmo tempo :) estou a apanhar!afinal tambem tenho um cd do Alva,do Kraus e do Del Monaco tenho aquela caixa das operas todas do pucini,onde ele entra como sabem.<br />Então e o Dmitri Hvorostovsky,não entra nessa categoria?não tem esse timbre negro,cavernoso,grave,de que falam?será que dei agora um pontapé na gramática?...... :)<br />A linguagem simples ajuda muito aos pouco entendedores,como eu,obrigado Dissoluto pelo singelo comentário.portasabertascadeirasaosocohttps://www.blogger.com/profile/16584036607788670465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-21390297398262591962010-03-13T11:07:24.698+00:002010-03-13T11:07:24.698+00:00Este é o André Chenier cuja récita foi interronpid...Este é o André Chenier cuja récita foi interronpida pelos protestos do público devido a suspeita de amplificação dos cantores?<br />Li a "justificação" do Teatro Real e não parece totalmente convicente....J. Ildefonso.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-10134034444755397292010-03-13T03:30:33.584+00:002010-03-13T03:30:33.584+00:00Para se ser heldentenor só mesmo os wagnerianos pu...Para se ser heldentenor só mesmo os wagnerianos puros. Vickers Vinay são aquilo a que eu chamaria verdadeiros tenores dramáticos que cantam papéis wagnerianos. Mario del Monaco será entre o lírico e o lírico-dramático, a pender mais para o dramático; o Domingo e aquele que muitos consideram o melhor tenor de todos os tempos, o Bjorling, serão mais tenores líricos, que é uma noção mais abrangente.<br />Bjorling cantava tudo excepcionalmente bem, como nenhum outro tenor na história do canto. O Otelo não me parece. Era um pouco frio e na sua biografia, escrita pela sua viúva quarenta anos após a sua morte, era-lhe recomendado que fosse menos frio e que cantasse um pouco mais à Gigli.<br />RAULAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-15426763860439223342010-03-13T01:23:08.296+00:002010-03-13T01:23:08.296+00:00Raul,
Talvez o Otello seja mais um Tenor di forza...Raul,<br /><br />Talvez o Otello seja mais um Tenor di forza... EM todo o caso, não é aberrante categorizá-lo como spinto! <br /><br />Não vejo por que não considera Domingo e Del Monaco como lirico-spinto's?!<br /><br />Acrescento à lista Jon Vicker, também confortável como heldentenor.Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-17246585531768315112010-03-13T01:00:28.187+00:002010-03-13T01:00:28.187+00:00O Otelo para lirico spinto!!! Nunca.
Domingo e del...O Otelo para lirico spinto!!! Nunca.<br />Domingo e del Monaco não podem estar na mesma lista do Bergonzi.<br />Dêem-lhe nomes mas para mim há este tipo de tenores:<br />- Luigi Alva, Juan Diego Florez,...<br />- Alfredo Kraus, Alan Vanzo,Titto Schipa,...<br />- Beniamino Gigli, Carlo Bergonzi,...<br />- Giuseppe di Stefano, Jose Carreras, ...<br />- Mario del Monaco,Placido Domingo,Jussi Bjorling,..<br />- Ramon Vinay, Jon Vickers,...<br />- Lauritz Melchior, Wolfgang Windgassen<br />Embora eu seja muito aristotélico e gosto de catalogar, a divisão de tenores é a mais difícil e alguns são mesmo difíceis de catalogar (Corelli, Caruso, tenores russos). É um problema em aberto e, por isso, trouxe o que a Wikipedia diz sobre o assunto. Há que ver o que dizem outras referências como, por exemplo, Renato Cellini. <br />RAULAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-47272262556479557232010-03-13T00:10:17.307+00:002010-03-13T00:10:17.307+00:00Portas,
Já ficou com uma ideia, não? À lista, acr...Portas,<br /><br />Já ficou com uma ideia, não? À lista, acrescento Del Monaco e Domingo, que o Raul não evocara... <br /><br />No capítulo dos papéis, acrescento Radamés, Otello, Edgardo (Lucia), por exemplo.<br /><br />Prosaicamente: agudo ágil e penetrante, com robustez dramática e volume, ossia o mais machão dos tenores ;-)Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-66196800643951214432010-03-12T19:13:56.983+00:002010-03-12T19:13:56.983+00:00O Mario Lanza! Vá ao Youtube.
Abraço
RaulO Mario Lanza! Vá ao Youtube.<br />Abraço<br />RaulAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-46433602246300638482010-03-12T17:21:10.844+00:002010-03-12T17:21:10.844+00:00Obrigado caro Raul,dá para ter uma ideia mais apro...Obrigado caro Raul,dá para ter uma ideia mais aproximada,mas é demasiado técnico para mim.Do que apresenta,ouvirei o Bergonzi e o Lanza,que é o que a minha parca discoteca dispõe.Depois verei o que o meu ouvido tem para me dizer :) Thanks a lotportasabertascadeirasaosocohttps://www.blogger.com/profile/16584036607788670465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-719584063529074252010-03-12T11:06:43.827+00:002010-03-12T11:06:43.827+00:00A melhor explicação, segundo a Wikipedia: Spinto t...A melhor explicação, segundo a Wikipedia: Spinto tenor<br />This voice has the brightness and height of a lyric tenor, but with a heavier vocal weight enabling the voice to be "pushed" to dramatic climaxes with less strain than the lighter-voice counterparts. (They are also known as "lyric-dramatic" tenors.) Some spinto tenors may have a somewhat darker timbre than a lyric tenor as well, without being as dark as a dramatic tenor. However, other spinto tenors, such as Giancarlo Guerrero have brightly colored and lyrical sounding voices, but are nevertheless able to perform spinto roles due to large vocal size or high volume. Spinto tenors have a range from approximately the C one octave below middle C to the C one octave above middle C, and, like the lyric tenors, they are often capable of reaching D5 and sometimes higher. Similarly, their lower range may extend a few notes below the C3.<br /><br />Spinto Tenor Roles In Opera & Operettas:<br /><br />Andrea Chénier, Andrea Chénier (Umberto Giordano) <br />Des Grieux, Manon Lescaut (Puccini) <br />Don Carlos, Don Carlos (Verdi) <br />Don José, Carmen (Bizet) <br />Erik, Der fliegende Holländer (Wagner) <br />Ernani, Ernani (Verdi) <br /> Manrico, Il trovatore (Verdi) <br />Mario Cavaradossi, Tosca (Puccini) <br />Maurizio, Adriana Lecouvreur (Cilea) <br />Riccardo, Un ballo in maschera (Verdi) <br />Turiddu, Cavalleria rusticana (Pietro Mascagni) <br /> <br /><br />Spinto Tenor Singers:<br /><br />Carlo Bergonzi <br />Enrico Caruso <br />Antonio Cortis <br />Charles Dalmorès <br />Giancarlo Guerrero <br />Jonas Kaufmann <br />Mario Lanza <br />Giacomo Lauri-Volpi <br />Francesco Merli <br /> Giovanni Martinelli <br />Aureliano Pertile <br />Daniel Rodriguez <br />Helge Rosvaenge <br />DavidMichael Schuster <br />Harry Theyard <br />Georges Thill <br />Richard Tucker <br /> <br />RAULAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-69169120703242318362010-03-12T05:49:48.793+00:002010-03-12T05:49:48.793+00:00Boa noite.Alguém me pode dizer por favor o que é u...Boa noite.Alguém me pode dizer por favor o que é um tenor-spinto?ou melhor,quem poderei ouvir,nesse registo?já li sobre o assunto,mas não é fácil chegar lá.portasabertascadeirasaosocohttps://www.blogger.com/profile/16584036607788670465noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-88125124904566503842010-03-11T22:40:34.352+00:002010-03-11T22:40:34.352+00:00Caro Raul,
a récita de Viena dirigida por Lovro v...Caro Raul,<br /><br />a récita de Viena dirigida por Lovro von Matacic é um grande momento, sobretudo de Tebaldi. Digo isto não porque Corelli se encontre em má forma ou dramaticamente ausente mas porque ainda não havia atingido o auge dramático-vocal neste papel. Para mim, este último encontra-se registado numa gravação efectuada ao vivo no MET em 1966, novamente com Tebaldi e ainda Anselmo Colzani, sob a batuta de Lamberto Gardelli.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-10177190.post-84585213306161356082010-03-11T22:28:36.966+00:002010-03-11T22:28:36.966+00:00Raul e demais companheiros,
Bruto, neste capítulo...Raul e demais companheiros,<br /><br />Bruto, neste capítulo, é sinónimo de elevação e grandiosidade! Nada de confusões! Bruto pela visceralidade e nada mais!<br /><br />Se me exprimi mal, as minhas desculpas! Del Monaco é dos dos grandes, muito grandes, que muito prezo!Il Dissoluto Punitohttps://www.blogger.com/profile/09311312302358839131noreply@blogger.com